NOTÍCIAS

Ex-dependente químico tem a vida transformada após abordagem social do programa “HumanizAção”

Desde o início de 2021, as equipes do programa “HumanizAção” vem atuando diariamente na cidade e aprimorando, cada vez mais, o trabalho de abordagem social às pessoas em situação de rua. Há cerca de três meses, uma dessas pessoas atendidas foi Alan da Silva Santos, de 34 anos, acolhido pelos profissionais e encaminhado ao SOS Sorocaba, em fevereiro deste ano. Ele conseguiu se reabilitar da dependência química desde então e atualmente trabalha no ramo da construção civil.

Durante seis anos, Alan estava em situação de rua e, há 13, era usuário de álcool e outras drogas. Hoje, além do trabalho, ele tem planos de tirar sua carteira de motorista, formar uma família e ter uma vida mais feliz. “Posso dizer que a equipe do ‘HumanizAção’ salvou minha vida. No SOS, eu aprendi que, na vida, é preciso ter regras e que, sem o auxílio de outras pessoas, não chegamos a lugar algum. Agradeço a todos que me acolheram e, neste momento, posso dizer que sou um novo homem”, relatou Alan.

Enquanto esteve no SOS, ele teve à sua disposição todos os serviços que são oferecidos diariamente às pessoas em situação de rua, após as abordagens sociais, o que inclui alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza o serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento das pessoas que precisam para os serviços de saúde. E o objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

Trabalhos diários

Ao longo desta quinta-feira (5), as equipes de “HumanizAção” percorreram 16 pontos da cidade, realizando 41 abordagens sociais especializadas, sendo que 27 pessoas em situação de rua aceitaram acolhimento no SOS.

Os pontos vistoriados foram: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Avenida Edward Fru-Fru Marciano da Silva, Rua Duque de Caxias, Avenida Afonso Vergueiro, Praça Pedro de Toledo e Avenida Itavuvu. Além disso, com informações de munícipes, as equipes percorreram os seguintes locais: Avenida Américo de Carvalho, Avenida Ulysses Guimarães, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Nicolau Pereira Campos, Rua Washington Pensa, proximidades do Mercado Distrital, Rua Luiz Costa Coimbra e Rua Francelino Romão.

O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada por profissionais da Secretaria do Gabinete Central, da Secretaria da Cidadania (Secid), contando com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e agentes do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Já, quem puder colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Foto: GCM/Divulgação