NOTÍCIAS

Blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas ocorrem nas Zonas Norte e Leste de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram, nesta terça-feira (10), blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. As ações ocorreram na Av. Vinícius de Moraes com a Rua Roberto Florio Santana, no Parque São Bento, Zona Norte da cidade, e na Rua Coronel Nogueira Padilha com a Rua Uruguai, na Vila Assis, na Zona Leste. Foram aplicadas, no total, 11 autuações e três motocicletas foram apreendidas por irregularidades.

O objetivo da iniciativa é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Durante as blitze, a Urbes autuou cinco motocicletas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM aplicou duas autuações e apreendeu três motocicletas, por diferentes irregularidades. Por fim, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal realizou as medições de ruído, com o uso do equipamento sonômetro, em sete motocicletas, sendo que quatro foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada.

A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.