NOTÍCIAS

Prefeitura dá início a projeto de promoção da saúde e qualidade de vida no Centro Esportivo Maria Eugênia

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), deu início, nesta quinta-feira (12), ao projeto “Ação Integrada”,  no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia.

As atividades começaram com uma aula de ginástica feminina em grupo, além de um bate-papo com as participantes sobre saúde da mulher. O próximo encontro será realizado como parte da programação da Semana do Desafio, que ocorrerá de 23 a 27 de maio, e terá como temática a Nutrição.

O projeto “Ação Integrada” se trata de uma parceria entre o Centro Esportivo do bairro e a UBS Maria Eugênia, por meio da SES e da Sequav, com o objetivo de levar conhecimento sobre boas práticas para a promoção da saúde e prevenção de doenças aos munícipes frequentadores do equipamento esportivo. Pensando na qualidade de vida e no bem-estar da comunidade local, os encontros contam com a presença de profissionais das duas Secretarias envolvidas, abordando um tema diferente, a cada edição.

Segundo a coordenadora da UBS Maria Eugênia, Damiane Ribeiro, com a pandemia, muitas ações tiveram que ser adiadas, em detrimento do cenário epidemiológico. “Agora, com a retomada do fluxo normal de pacientes, queremos que as pessoas fiquem atentas também às ações de prevenção; que as pessoas possam estar bem informadas para se cuidar mais e multiplicar as informações transmitidas nos encontros ao seu grupo de convívio”, ressalta.

Para tanto, a equipe da UBS realiza, antecipadamente, uma pesquisa para identificar as principais dúvidas dos moradores, definindo, assim, o tema a ser abordado nos encontros e oferecendo iniciativas de atenção básica e promoção da saúde.

O Centro Esportivo “Francisco Lisboa” funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h, possuindo uma ampla infraestrutura, com campo de futebol, ginásio poliesportivo, salão multiuso, quadra de vôlei de areia, quadra de futebol de areia, quadra poliesportiva aberta, quadra de basquete 3x, quadra de tênis, mesa de futmesa, cancha de malha, parque infantil com banco de areia, academia ao ar livre, área de convivência e jogos de mesa ao ar livre, além de internet gratuita, bebedouros e banheiros.

No local, a população pode participar de aulas gratuitas, em diferentes modalidades, para a prática de atividades físicas e esportivas, voltadas a pessoas de todas as idades. Os interessados podem conferir toda a programação no site da Sequav: . O Centro Esportivo “Francisco Lisboa” está localizado na Rua Dante Trevisan, 199, no Maria Eugênia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3226-3108.