NOTÍCIAS

Próximo encontro do Coaves Kids acontece no Parque “Chico Mendes” no dia 21 de maio

Crianças de 6 a 12 anos de idade terão a oportunidade de participar, no dia 21 de maio, a partir das 8h, do próximo encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista. O tema desta edição será “Um dia de observador”.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), a ação de Educação Ambiental visa reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Em uma manhã divertida e de aprendizado, as crianças participarão de uma passarinhada no Parque Natural “Chico Mendes”, quando vão conhecer as aves que habitam o espaço. Essa é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximá-las da biodiversidade existente na cidade, em que as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

Além disso, elas vão relacionar, em uma lista, todas as espécies encontradas. A ideia é estimulá-las e prepará-las para a edição do Global Big Day, que ocorrerá em outubro deste ano. Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no Parque “Chico Mendes”, é possível encontrar mais de 100 espécies, como o biguá, irerê, garça-branca, socó-dorminhoco, carcará, choca-barrada, joão-de-barro, entre outras.

Para participar do encontro do Coaves Kids, não é necessária inscrição prévia e o ideal é que a garotada use roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche individual.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.