NOTÍCIAS

UBS Cerrado realiza coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, além de outros serviços neste sábado (21)

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cerrado realiza, neste sábado (21), das 7h às 13h, mais uma ação “Saúde da Mulher”, para a coleta do exame Papanicolau e solicitação de mamografia a pacientes já agendadas, além de atualização cadastral e testes rápidos para identificar possíveis casos de HIV e sífilis aos interessados. A iniciativa tem como objetivo atender moradores da região que não conseguem realizar seus exames preventivos durante a semana.

Os testes rápidos serão realizados por ordem de chegada e não é necessário agendamento. Os resultados serão entregues no próprio local, seguindo todos os protocolos de sigilo. Ainda, durante a ação, os profissionais da UBS oferecerão orientações sobre prevenção à dengue.

Por sua vez, o Papanicolau é o exame que deve ser realizado, pelo menos, uma vez por ano, em todas as mulheres que são, ou que tenham sido em algum momento, sexualmente ativas. A avaliação não é somente uma maneira de diagnosticar precocemente o câncer do colo de útero, mas serve, principalmente, para determinar o risco de a mulher vir a desenvolver essa e outras doenças.

A UBS Cerrado está localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 885, Vila Jardini.