NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba apresenta cronograma de obras para abastecimento do bairro Chácara Ana Maria

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, nesta quinta-feira (19), realizou uma apresentação do cronograma de obras para implantação do sistema de abastecimento de água aos moradores do bairro Chácara Ana Maria, na Zona Sul da cidade. As obras seguem em ritmo avançado e a previsão é que todo o sistema, que contempla redes de adução e distribuição, além de implantação de poço e reservatório, esteja pronto e em operação até dezembro deste ano.

O investimento previsto pelo Saae/Sorocaba, para a execução total do projeto, é de R$ 600 mil, que atenderá 750 famílias, isto é, cerca de quatro mil moradores.  A sondagem e a perfuração do poço, que tem profundidade de 252 metros, já estão concluídas. A rede de água terá 11.425 metros de extensão, dos quais 10.201 metros de tubulação já estão prontos e outros 842 metros, em fase final, restando 382 metros a serem implantados.

“Em pouco mais de um ano do início dos trabalhos de instalação desse novo sistema de abastecimento de água, a Administração Municipal conseguirá entregar aos moradores um sonho de mais de 30 anos. Isso nos orgulha muito, do ponto de vista da gestão pública e do atendimento às demandas da comunidade, dando dignidade para cada família”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o encontro, que reuniu cerca de 100 moradores do bairro.

A reunião contou, ainda, com a participação do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e Paulo Henrique Marcelo (Urbanismo e Licenciamento – Seurb), mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Luís Santos e Fernando DIni.

“O Saae/Sorocaba já possui o reservatório, que tem capacidade para 260 metros cúbicos de água, que será instalado em área na entrada do bairro, junto à Rodovia João Leme dos Santos. Também vamos providenciar o transporte dessa estrutura até o local”, explicou o diretor-geral da autarquia.

Passo seguinte será a licitação para elaboração de projeto e instalação de rede de energia elétrica, cujo processo está em tramitação no Saae/Sorocaba, para colocar em funcionamento o poço. “Montamos uma estratégia de ação e conseguimos antecipar etapas do processo, como a instalação da fase final da tubulação, para agilizar todo o projeto e garantir o abastecimento ainda neste ano”, complementou Tiago Suckow.

Também como forma de dar celeridade ao projeto, uma equipe da autarquia presta atendimento aos moradores, para esclarecer dúvidas e orientar sobre documentos necessários para formalizar o pedido de ligação de água em cada imóvel. A intenção do Saae/Sorocaba é abrir um único processo nesse sentido e, depois, realizar um mutirão no bairro para executar todas as ligações, de uma só vez.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Chácara Ana Maria, Luís Antônio de Almeida, não escondeu a felicidade ao saber das novidades pelo Saae/Sorocaba. “Nós, aqui do bairro, agradecemos a todos pelo empenho para que esse projeto saísse do papel. É uma luta de décadas! Temos visto o empenho do Poder Público, que veio aqui, ao bairro, em várias oportunidades, para saber as reais necessidades da população”, frisou.

 

Bairro em bairro

A região da Chácara Ana Maria foi, inclusive, visitada duas vezes pelas equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, em janeiro e maio de 2021, ocasiões em que a principal reivindicação apresentada pelos moradores foi, justamente, a conclusão da implantação da rede de abastecimento de água. Enquanto isso, de forma emergencial, o bairro é servido por caminhões-pipa do Saae/Sorocaba.

Outra solicitação foi a regularização dos imóveis do bairro, que também já está em fase de estudos pela Prefeitura de Sorocaba. “O primeiro passo foi dado, que é dotar o bairro de infraestrutura, como água e luz. Uma parte do bairro também foi decretada como Área de Especial Interesse Social (Aeis) e o processo está em andamento, com análise dos setores competentes. Outra frente será dar entrada na aprovação do loteamento. Continuamos mantendo contato com uma Comissão de Moradores e informando passo a passo de tudo”, afirmou o secretário da Sehab.