NOTÍCIAS

Dia da Biodiversidade é marcado com visita monitorada no Zoológico Municipal de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na tarde desta quinta-feira (19), uma visita monitorada no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A atividade de Educação Ambiental foi realizada junto a 17 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Lumen Verbi, de Paulínia (SP), e celebrou também o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

A onça-pintada, símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade, foi um dos animais abordados com as crianças, durante a ação educativa no Zoo de Sorocaba. Elas puderam observá-la no recinto e conhecer mais sobre as características e curiosidades dessa espécie. Considerada o maior felino das Américas, a onça-pintada está ameaçada de extinção, principalmente em razão do desmatamento das florestas onde vive.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela ONU para aumentar a compreensão e a conscientização das pessoas sobre as questões relativas ao assunto. Vale lembrar que a biodiversidade trata da diversidade da vida em todos os ambientes existentes, desde o mais profundo oceano até o topo da mais alta montanha, sendo usada para fazer referência, não só à quantidade de organismos existentes, mas também à variedade genética e de funções ecológicas que as diferentes espécies desempenham.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações sobre as visitas monitoradas no local podem ser obtidas pelos e-mails: agendamentozoo@sorocaba.sp.gov.br e eazoologicosorocaba@gmail.com ou pelo telefone: (15) 3227-5454.

 

Fotos: Sema e Colégio Lumen Verbi