NOTÍCIAS

“Prefeitura de bairro em bairro” desta sexta-feira (20) visita o Centro de Sorocaba e anuncia série de melhorias

 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” esteve, nesta sexta-feira (20), no Centro de Sorocaba, para ouvir as demandas dos comerciantes locais e anunciar melhorias para essa importante região da cidade, sobretudo nas áreas de iluminação pública, infraestrutura, trânsito, fiscalização e segurança. O encontro ocorreu no Centralle Sorocaba Hotel e reuniu comerciantes e representantes da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), organizados pelas lideranças Eugênio Peres e Fernando Magri.

A visita contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal), Luiz Antonio Zamuner (Cultura) e Paulo Henrique Marcelo (Urbanismo e Licenciamento); além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do deputado federal Guiga Peixoto e dos vereadores Fernando Dini e Cristiano Passos.

“Agradeço a presença de todos. A última vez que o Centro de Sorocaba recebeu uma revitalização que fez a diferença foi na gestão do prefeito Renato Amary, há quase 20 anos. Está mais do que na hora de trazermos melhorias para este lugar, tão importante. Quero ouvir vocês e verificar o que podemos fazer de imediato e desenvolvermos um projeto macro para trazer as demais melhorias”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

No encontro do programa municipal, os comerciantes tiveram a oportunidade de elencar as principais necessidades a serem feitas na região, com o objetivo principal de atrair as famílias sorocabanas novamente ao comércio da Região Central. “O Centro está perdendo espaço e está esquecido, pois Sorocaba foi se descentralizando. Chegou a hora de ser feita uma revitalização e precisa ser estudado um projeto grande e ambicioso para o Centro decolar”, afirmou o comerciante Eugênio Peres.

Após ouvir o setor, o prefeito Rodrigo Manga determinou a criação de uma Comissão formada pelos comerciantes, para acompanhar o Poder Público nos estudos necessários para as melhorias no Centro, dando sugestões e propondo alternativas. Entre as principais necessidades apontadas que serão estudadas, inicialmente, estão a revisão da iluminação pública nas principais vias, o alargamento de calçadas e a implantação de semáforos.

Outra questão importante que terá toda a atenção da Prefeitura de Sorocaba envolve os vendedores ambulantes, incluindo a fiscalização no Centro, com base na Lei Municipal nº 12.368/2021. Na ocasião, o vice-presidente da ACSO, Nilton Silva Cézar Jr., convidou os demais comerciantes a participarem de um grupo que já está estudando, junto com a Prefeitura de Sorocaba, esse assunto relevante.

Além da criação da Comissão, o prefeito anunciou a instalação de um conjunto semafórico para pedestres, no cruzamento da Rua Monsenhor João Soares com a Dr. Braguinha, bem como já tomará providências com relação à fiscalização dos ambulantes que estão atuando de forma irregular no local.

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade.

Mais de 90 bairros já foram atendidos, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.