NOTÍCIAS

Sedu promove ações da Semana Mundial do Brincar 2022 na rede municipal de ensino

Neste ano, o tema escolhido é “Confiar na força do brincar”, mostrando que, por meio da brincadeira, a criança aprende a se relacionar com o mundo à sua volta.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promove nas unidades escolares da rede municipal ações em referência à 13ª edição da Semana Mundial do Brincar, organizada pela Aliança pela Infância e que se estenderá até o dia 29 de maio. Neste ano, o tema escolhido é “Confiar na força do Brincar”. A campanha tem o objetivo de sensibilizar para a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade desse direito ser respeitado.

A Aliança pela Infância acredita que a infância é tempo de aprender a confiar. Por isso, em 2022, quando o movimento completa 21 anos, ou seja, chega à sua “maioridade”, o objetivo é espalhar esse conceito pelo País afora.

Não há uma obrigatoriedade de ação, mas todos são convidados a registrar as atividades do brincar infantil e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, usando para isso as hashtags #smb2022 e #semanamundialdobrincar.

As atividades acontecem em diferentes espaços, como escolas, instituições, museus e, inclusive, nas casas das famílias. As instituições também são estimuladas a informar suas atividades para inclusão na programação do evento, na página da Aliança pela Infância, pelo formulário: .

Sorocaba é uma das 45 cidades que participam desse movimento e que possui a Lei Municipal nº 12.241/2020, que institui o Dia e a Semana Municipal do Brincar no calendário oficial de eventos do município. E, em referência às datas, as escolas municipais terão atividades alusivas, durante toda a semana. Cada dia trará uma temática diferente a ser desenvolvida na brincadeira.

“Brincar é uma ação essencial para o desenvolvimento das crianças, por isso, consideramos fundamental proporcionar esse espaço para elas brincarem também dentro do ambiente escolar. A brincadeira propicia a socialização da criança e estimula o aprendizado sobre o mundo à sua volta”, pontua o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Sobre o movimento

A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável.

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer, e é formado por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância. Participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil e, desde 2010, é realizada a Semana Mundial do Brincar no Brasil.

Fotos: Divulgação