NOTÍCIAS

Oficina de culinária na Biblioteca Infantil Municipal ensina receita típica do Tropeirismo a crianças

 

Como parte da programação da 55ª Semana do Tropeiro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, nesta sexta-feira (27), na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, uma oficina de culinária especial às crianças para evidenciar e celebrar o Tropeirismo. Coordenada pela arte-educadora Paula Cristina Minatogawa, a experiência na cozinha caipira da unidade contou com a participação de 21 crianças, que se inscreveram antecipadamente.

A receita escolhida para a ocasião foi de broinha de fubá, isso porque o alimento, derivado do milho, teve um papel importante na culinária tropeira. “Era um dos ingredientes mais consumidos na época. Era um alimento prático e que possibilitava diversas receitas, como bolo e biscoitos. Escolhemos algo típico para ambientar as crianças à cultura da nossa cidade”, conta Paula.

Há 11 anos residindo em Sorocaba, Simone Laudelino, de 40 anos, acompanhou os filhos, Murilo e Maria Luiza, de 10 e 9 anos, na atividade. “É importante para as crianças conhecerem um pouco da história do município, até porque nós viemos de Minas Gerais e essa socialização com a comunidade sorocabana é necessária para eles”, ressaltou.

Enquanto esperavam as deliciosas broinhas ficarem prontas, as crianças continuaram aprendendo sobre o tropeirismo, desta vez, confeccionando mulinhas com materiais recicláveis. A equipe responsável por esta outra oficina ilustrou, de maneira didática e divertida, um dos momentos mais importantes da história de Sorocaba.

Todo mês, uma oficina acontece na cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, trazendo, a cada edição, uma receita diferente para os pequenos. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723 ou pelo e-mail: bibliotecainfantil@sorocaba.sp.gov.br.