NOTÍCIAS

Prefeitura anuncia obras de revitalização da Praça “Largo do Divino”

 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta segunda-feira (30), a revitalização da Praça “Largo do Divino”, localizada no Jardim São Paulo, Zona Oeste da cidade. As obras começam na próxima semana e fazem parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”. As intervenções trarão uma série de melhorias, ao mesmo tempo em que irão preservar todas as características originais do local, desde 1996 tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba.

“Desde o início de 2021, a atual Administração Municipal tem promovido uma série de melhorias em espaços públicos, graças às parcerias com a iniciativa privada. Aqui, não foi diferente. Ações, como essa, promovem qualidade de vida aos moradores das redondezas, deixam a cidade mais bonita e resgatam o orgulho do cidadão sorocabano”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga, em ato realizado no local.

Na ocasião, o chefe do Executivo assinou a ordem de serviço para início dos trabalhos de revitalização, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do vereador Vitão do Cachorrão.

As obras ocorrerão em parceria com a Construtora Planeta, por meio de medida mitigadora, e o prazo de conclusão é de até 180 dias. A empresa esteve representada na ocasião pelo seu diretor de Incorporação, Henrique Penteado. Os serviços programados incluem: a manutenção completa do calçamento e da academia ao ar livre, bem como a implantação de bancos e iluminação com lâmpadas em LED, além de completo paisagismo.

“Moro, aqui no bairro, desde os cinco anos de idade e o anúncio desta revitalização da praça, de tornar esse espaço mais bonito para todos, nos traz muita alegria”, destacou o Padre Paulo Malzoni, à frente da Paróquia do Divino Espírito Santo, que prestigiou o anúncio oficial das obras, junto do Diácono Roberto, dos Festeiros do Divino, demais fiéis e moradores dos arredores.

O Largo do Divino foi construído em 1877 e seu nome surgiu da vinda da imagem do Divino Espírito Santo, de Portugal, em 1881, para a capela de mesmo nome. O templo possui arquitetura colonial simples e fica no interior da praça que, no passado, serviu de antiga passagem e ponto de parada para os tropeiros.

“A recuperação de espaços históricos na cidade, como este Largo, assim como o bairro de Aparecidinha, por exemplo, são marcas da atual gestão e só são possíveis graças ao empenho conjunto das secretarias municipais e o apoio da iniciativa privada, sempre resguardando os detalhes e aspectos originais”, apontou o secretário de Cultura.

A área central da praça, onde o desenho original da rosa dos ventos no piso está desfigurado, ganhará novo revestimento em cimentado varrido, com detalhes em piso intertravado. Ainda, será mantido o desenho original dos sete acessos na praça, utilizando material mais resistente e apropriado. As placas em cada um deles, que representam as virtudes do Divino Espírito Santo, serão refeitas e complementadas por totens em concreto.

Segundo a Serpo, a área revitalizada no Largo do Divino será de 5.989,269 metros quadrados e mais exemplares arbóreos serão implantados nas laterais da capela, não representando barreira visual à capela e também não comprometendo a relação do vazio existente entre o templo e a praça. As paradas de ônibus nas calçadas também permanecerão.

“O projeto de revitalização da Praça do Largo do Divino agrega valores, segurança e possibilidades de uso. Utiliza elementos que necessitam de menor manutenção, fazendo com que a área se mantenha sempre em bons níveis de atendimento, gerando menor manutenção e mais segurança aos pedestres, principalmente aos idosos e todos aqueles que passam por ali, Inclusive, para chegar às missas da Paróquia”, finaliza o secretário da Serpo.