NOTÍCIAS

Feira da Água e do Meio Ambiente acontece no Jardim Botânico de Sorocaba neste sábado (4)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realiza, neste sábado (4), das 10h às 16h, a Feira da Água e do Meio Ambiente, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

A atração faz parte da Semana do Meio Ambiente, que ocorre até o dia 11 de junho em Sorocaba, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com uma programação especial e diversificada, voltada ao público de todas as idades, com o objetivo de estimular a população a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e o viver de forma sustentável, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.

Durante o evento, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba vai falar sobre o uso consciente da água e fornecer um material informativo a respeito do assunto. Também será realizada uma exposição de uma minicisterna, mostrando o seu funcionamento e os benefícios, além de fornecer instruções de como confeccionar o equipamento em casa, para o reaproveitamento de água da chuva. Outra atração especial que vai chamar a atenção do público, principalmente das crianças, será a presença da mascote “Saaezinho”, que vai interagir com os visitantes.

A Feira da Água e do Meio Ambiente contará, também, com visita monitorada no Jardim Botânico, realizada pela equipe da Educação Ambiental da Sema, que vai apresentar aos participantes as funções do espaço e seus principais atrativos, além de abordar os aspectos de sustentabilidade pensados na concepção e construção do local, que levaram em consideração, dentre outras coisas, a economia de água e de energia elétrica.

Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal também promoverão rodas de conversas com os visitantes a respeito de diferentes assuntos, como, por exemplo, a poda e supressão de árvore e a blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, que é realizada de forma permanente na cidade. A Sema também realizará uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), doação de mudas de árvores, além de promover uma blitz educativa sobre proteção e bem-estar animal.

O evento também contará com uma atração cultural às famílias sorocabanas. Às 13h, o grupo Vozes do Castelo fará uma apresentação especial ao público.

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Acesse a programação completa da Semana do Meio Ambiente na cidade em: https://www.sorocaba.sp.gov.br/semanadomeioambiente/.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

 

Crédito: Michelle Alves/Secom