NOTÍCIAS

Mais de 200 delegados representantes das redes pública e privada, iniciam avaliação do Plano Municipal de Educação

Começou na tarde desta quarta-feira (1º), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação e CONAE 2022. No total 213 delegados, representantes das unidades educacionais das redes pública e privada de Cuiabá estão participando do evento.

O vice prefeito e secretário Municipal de Obras, José Roberto Stopa, abriu oficialmente a conferência em nome do prefeito Emanuel Pinheiro. Ao se dirigir aos delegados, Jose Roberto Stopa falou sobre o legado que a gestão irá deixar para os cuiabanos na Educação.  “A gestão municipal vai deixar um legado em obras estruturantes fundamentais para o desenvolvimento de Cuiabá mas, o legado mais importante de uma gestão, é aquele que toca no coração e transforma a vida das pessoas. A gestão Emanuel Pinheiro vai se manter firme no propósito de garantir os direitos dos servidores públicos e contribuir para que a educação continue a avançar”, disse o vice prefeito.  

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou a importância deste momento para a educação cuiabana e a responsabilidade dos profissionais. “Este é um momento riquíssimo, de um processo coletivo, onde os profissionais da educação têm o privilégio e a responsabilidade de participar dessa construção, traçando metas e estratégias para que a educação cuiabana continue a avançar”, disse a gestora.

O promotor de Justiça, da 8ª Promotoria de Justiça Civil Tutela Coletiva da Educação, Miguel Slhessarenko, falou sobre os desafios e a importância do evento para o futuro da educação de Cuiabá. “Na educação os planos municipais são fundamentais para orientar as ações do poder público. O engajamento, o comprometimento e a responsabilidade dos profissionais na avaliação e monitoramento são fundamentais para a realização das ações previstas”, disse o promotor.  

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho destacou a parceria do legislativo nas ações voltadas à Educação. “Parabenizo a todos envolvidos nessa importante ação e, a Câmara Municipal de Cuiabá está pronta para somar esforços no sentido de avançarmos cada vez mais, para uma educação de qualidade”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Andrea dos Santos parabenizou o esforço empreendido pela comissão organizadora, para a realização do evento. “Esse é um momento muito importante, de avaliação das metas e ações e do Plano Municipal, vigente até 2024, para que possamos contribuir assegurando o direito à uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse ela.

Participaram do evento, a secretária adjunta de Educação, Débora Marque Vilar; a representante do Sintep – Cuiabá, Helena Bortoloto, Cloves Arantes, representante da Ong Livremente e conselheiro municipal de Atenção à Adversidade Sexual de Cuiabá; Dener Oliveira, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); Regina Borges Araújo, vice presidente nacional da UNCME; vereadora Edna Sampaio; Ruth Nely Alves de Sá, diretora adjunta da Diretoria Regional de Educação/Seduc-MT; Joyce Santos, presidente do Conselho de Assistência Social de Cuiabá; André Menegatti, representante do Conselho Estadual de Educação.

 

Serviço

Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação – CONAE 2022

Data: 1ª e 2 de junho

Hora:

– 1º/06 – 13h às 18h

– 2/06 – 8h às 18h

 

Programação

– Dia 1º/06

13h – Credenciamento

14h – Solenidade de Abertura – Apresentação Cultural

14:30h – Contextualização do Plano de Educação

15h – Leitura e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Educação

15:30h – Avaliação em Plenária das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação

18h – Encerramento

 

– Dia 2/06

08:30h às 10:30 – Debates dos Eixos do Plano Nacional de Educação

10:30h – Início da Plenária para validação dos grupos

12h às 13:30h – Intervalo para almoço

13:30h – Continuação da Plenária

 

18h – Plenária Final e Encerramento