NOTÍCIAS

Encontro do Coaves Kids tem passarinhada e plantio de árvores no RDC neste sábado (11)

Neste sábado (11), a partir das 8h, crianças, de 6 a 12 anos de idade, podem participar de um encontro especial do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha (aos fundos da Etec Fernando Prestes), com uma passarinhada e plantio de árvores frutíferas. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), a ação de Educação Ambiental do Coaves Kids visa reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Em uma manhã divertida e de aprendizado, as crianças participarão de uma passarinhada no RDC, quando vão conhecer as espécies de aves que habitam o espaço. Essa é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximá-las da biodiversidade existente na cidade, em que as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

Em seguida, às 10h, elas participarão de um plantio de árvores frutíferas, com o intuito de ampliar a área verde na área urbana da cidade e, assim, aumentar também a oferta de alimento e de abrigo a essas aves.

Para participar do encontro do Coaves Kids, não é necessária inscrição prévia e o ideal é que a garotada use roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche individual. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.