NOTÍCIAS

Obra de Rodin será tema de bate-papo gratuito na Biblioteca Infantil de Sorocaba nesta quinta-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, nesta quinta-feira (9), das 14h às 16h, o projeto “Encontros com o Mito”, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O tema do bate-papo gratuito será a obra do escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) intitulada “Porta do Inferno”, inspirada na obra “A Divina Comédia”, do poeta Dante Alighieri.

Realizado semanalmente, de forma gratuita, o “Encontros com o Mito” tem a coordenação do pesquisador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, que aborda diferentes temas ligados às artes, literatura e história.

“Porta do Inferno” foi encomendada, em 1880, pela Academia de Belas-Artes, de Paris, para ser a porta de um museu de artes decorativas, a ser criado na capital francesa, porém o museu nunca foi inaugurado. Rodin expôs a sua obra em 1900, em mostra individual, sem todas as figuras. Foi após a sua morte que a obra foi concluída em plenitude, já que o artista deixou orientações de sua concepção. Uma réplica de “Porta do Inferno” foi exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital paulista, em 2001.

As atividades do “Encontros com o Mito” são abertas a todos os interessados pelo tema. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.