NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba premia vencedores do Concurso Nacional de Arquitetura para requalificação do CIC

 

A Prefeitura de Sorocaba realizou cerimônia de entrega de premiação, nesta segunda-feira (6), às equipes universitárias vencedoras do Concurso Nacional de Ideias para Requalificação do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). O ato ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e as quatro primeiras colocadas receberam certificados.

O evento contou com a participação dos secretários municipais Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Pedro Souza (Esporte e Qualidade de Vida  – Sequav) e Luiz Antônio Zamuner (Cultura – Secult), além do vereador Fábio Simoa, da representante do vereador Fausto Peres, Marcélia Tunes,  do ex-jogador de futebol e presidente do Panathlon Club de Sorocaba, Admir de Barros, o Paraná, e do presidente do Conselho Municipal de Esportes (CMEL), Daniel Querido.

“Observamos propostas interessantes em cada um dos projetos finalistas. Esse concurso faz parte de um projeto mais amplo, como pontapé inicial para a modernização do CIC, identificando ideias e mostrando como esse espaço esportivo pode ser ainda mais atraente a parcerias com a iniciativa privada, a fim de buscar meios para otimizar a utilização do estádio”, destacou o secretário da Sequav.

O objetivo, com esse concurso, foi promover aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo a experiência de realizarem um estudo preliminar para a requalificação do CIC, trazendo visibilidade às instituições de ensino e aos alunos e professores-orientadores, além de fomentar propostas inovadoras que poderão ser executadas futuramente no estádio.

A proposta vencedora foi elaborada pelas alunas Ingrid Caroline Silva Messias, Isabela Floriam Torrezan e Márcia da Silva Inácio, do Centro Universitário Facens, sob a orientação da professora Ana Carolina F. Basso Marques. Elas propuseram, inclusive, uma nova cobertura do campo de futebol, em formato que remete à sobreposição das roupas dos tropeiros, já que o formato de ferradura do campo também tem ligação com a cultura Tropeira, a qual faz parte da história do município de Sorocaba.

Em segundo lugar, ficou o projeto do trio Gabriel Oliveira de Almeida, Laura Moraes de Barro e Julia de Pilla, também do Centro Universitário Facens, ainda sob a orientação da professora Ana Carolina F. Basso Marques. O terceiro lugar foi para a dupla Luigi Mathias Romagnoli e Maria Clara Litholdo Ruvina, da Universidade de Sorocaba (Uniso), sob a orientação do professor Rafael Henrique Neves. Em quarto lugar, ficou a proposta feita pelos estudantes Gabriela Martins de Souza, Stefani Soares Figueiredo, Rodrigo Candido Guerra e Denis de Lara Fernandes, da Universidade Paulista (Unip) Campus Sorocaba, sob a orientação do professor Júlio César Alves Ferreira.

“Não só o projeto vencedor, como os demais apresentaram sugestões criativas, trabalhando o espaço de forma individual”, disse o secretário da Secult. “Como ex-atleta e um amante do esporte, fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos, tendo a honra de participar da comissão julgadora”, afirmou Paraná.

O projeto apresentado pelos participantes deveria ser concebido na construção já existente, considerando o sistema estrutural atual, incluindo uma proposta de uma área esportiva e de eventos ao Estádio Municipal. A Praça da Amizade, localizada em frente ao CIC, também deveria receber uma intervenção.

“Parabéns a todos. São propostas que motivam e abrem caminhos para uma reformulação arquitetônica, urbanística e econômica do CIC. Mostram que esse local pode ser um espaço ainda mais versátil e que contemple, inclusive, as necessidades da comunidade e outras atuais, ligadas ao esporte e às artes, por exemplo”, afirmou o secretário da Sehab.

Todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora, composta por representantes da Sequav, Sehab, Secult, Câmara Municipal de Sorocaba, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Conselho Municipal de Esportes e Panathlon Club de Sorocaba.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC está localizado na Avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. Além do amplo gramado, o estádio dispõe de quatro setores de arquibancadas e sanitários. “No Estádio Municipal, são recorrentes os jogos do São Bento e as finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Sequav, mas podemos ampliar isso, garantindo um uso mais amplo e rentável do CIC. A modernização desse espaço é de suma importância”, finalizou o secretário da Sequav.