NOTÍCIAS

Escolas públicas de Sorocaba têm plantios de árvores na Semana do Meio Ambiente

 

 

 

 

Nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou plantios de cerca de 30 árvores no CEI-114 “Fausto Ferreira Telles”, no JS Carvalho, e em uma praça próxima à Escola Estadual “Prof.ª Genézia Izabel Cardoso Mencacci”, no Jardim Novo Horizonte.

A iniciativa faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. Além da beleza, as árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

No CEI-114, foram plantadas 20 mudas de diferentes espécies de árvores, como pau-brasil, ipê-amarelo, quaresmeira, sipibiruna e açoita-cavalo. Já, na praça próxima à E.E.“Prof.ª Genézia Izabel Cardoso Mencacci”, foram plantadas seis mudas de ipês, com a participação de alunos do 8º e do 9º ano.

Para o plantio, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no Viveiro Municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas). Os profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal também apresentaram aos alunos o passo a passo para o plantio das árvores.

O trabalho de arborização urbana é realizado de forma contínua em áreas públicas da cidade. Na próxima terça-feira (14), a partir das 9h, a Sema realizará o plantio de 20 mudas de árvores frutíferas no CEI-28 “Rauldineia Esteves Machado”, localizado no Parque São Bento. Já, no dia 21 de junho, também às 9h, o CEI-93 “Madre Teresa de Calcutá”, no bairro Wanel Ville, receberá 16 exemplares arbóreos.

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental e do viver de forma sustentável. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem se obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280.