NOTÍCIAS

Exposição “Zoo: Muito mais do que lazer” é atração no Pátio Cianê Shopping até o dia 30 de junho

A população pode conferir, até o dia 30 de junho, de forma gratuita, a exposição “Zoo: Muito mais do que lazer”, no Pátio Cianê Shopping, localizado no Centro de Sorocaba, ao lado do Terminal Santo Antônio. Serão promovidas diferentes mostras, ao longo do mês, que poderão ser vistas no Piso 1, no Bloco B, em frente à Central de Atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de forma autoguiada, todos os dias da semana.

“Zoo: Muito mais do que lazer” faz parte da programação especial da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Além da parceria com o shopping, a exposição conta também com o apoio do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).

O objetivo é sensibilizar os sorocabanos sobre a importância da conservação da biodiversidade existente nas áreas verdes e também nos recursos hídricos, bem como apresentar a importância do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para a conservação das espécies. Administrado pela Sema, o Zoo Municipal é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, também desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer.

Sobre as mostras temáticas

Até o dia 23 de junho, a população poderá conferir a mostra “Aves e Ninhos”, realizada em parceria com o Coaves, que terá como foco a biodiversidade de aves em Sorocaba, apresentando as espécies mais comuns, como a cambacica, além de pássaros que fazem ninhos diferenciados, como o beija-flor-tesoura e o joão-de-barro. Mostrará, também, as características e a importância de cada um deles para manter a qualidade do ambiente e o bem-estar da população.

A ideia é ainda mostrar às pessoas o quanto é importante termos um ambiente conservado e equilibrado na cidade, para que as aves obtenham os recursos na natureza que são necessários à construção dos seus ninhos, como gravetos, barro, argila, líquens, teia de aranha, paina da taboa, galhos e folha seca, favorecendo a reprodução desses animais.

Já, de 24 a 26 de junho, a exposição temática “Cerrado e Mata Atlântica” vai tratar sobre esses dois biomas presentes em Sorocaba, bem como a biodiversidade existente na cidade. Lá, a população poderá conferir alguns animais taxidermizados (“empalhados”) e plantas características desses tipos de florestas, além de aprender a importância de ações de conservação e ampliação de áreas verdes no município.

Na ocasião, a Sema vai tratar sobre o problema das queimadas e destacar a questão da convivência, cada vez maior, com algumas espécies de animais em área urbana, como o gambá, por exemplo, em razão da diminuição das áreas verdes das cidades, para, assim, serem desenvolvidas estratégias de convívio.

Para encerrar, de 27 a 30 de junho, o público poderá conferir “Bicho não sabe atravessar rua”, uma exposição que vai abordar a questão do atropelamento de animais silvestres.

Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), todos os anos, mais de 475 milhões de animais silvestres são vítimas de atropelamento no Brasil. Sorocaba também sofre com esse problema, principalmente em sua área rural e em áreas periféricas da cidade, onde se encontram fragmentos de vegetação. De modo geral, os animais atravessam as estradas e rodovias em busca de alimento ou de um novo local para viver, em consequência dos estragos nos habitats naturais e do crescimento urbano.

Essa ação será realizada em parceria com a Universidade Federal de Lavras (SP), para a divulgação do Sistema Urubu, considerado a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. O Sistema Urubu possui um aplicativo de celular, gratuito, chamado Urubu Mobile, que auxilia no levantamento de animais vítimas de atropelamento em todo território nacional, para fins de pesquisa e realização de ações preventivas.

O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.