NOTÍCIAS

Prefeitura e Instituto Kayton em Ação promovem capacitação sobre atendimento a imigrantes aos coordenadores dos CRAS

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), promoveu, nesta quarta-feira (22), uma capacitação aos coordenadores das unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) sobre questões relacionadas ao público vindo de outros países em busca de refúgio a Sorocaba, os quais buscam acesso aos serviços públicos municipais. O treinamento foi realizado por Carla Mota, assistente social e fundadora do Instituto Kayton em Ação e Chrisnor Fils, uma ação também comemorativa ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho.

A capacitação aconteceu no Clube do Idoso, vinculado à Secid, com o suporte da Coordenadoria da área e teve como objetivo orientar os responsáveis dos CRASs sobre como encaminhar as necessidades específicas do público de pessoas imigrantes presentes na cidade, informando mais também sobre a parceria da Prefeitura com o Instituto Kayton. A organização atua desde 2020 e conta com o apoio da Secid para o atendimento de refugiados e outros imigrantes que vivem em Sorocaba e região.

O atendimento a essas famílias vindas do exterior, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, vão desde orientações sociojurídicas e humanitárias para acesso ao mercado de trabalho até o atendimento socioassistencial, aulas de português com linguagem de acolhimento, reinserção comunitária e em projetos socioeducativos. A preservação da cultura original igualmente faz parte das atividades exercidas pelo Instituto, que desenvolve uma série de projetos com o intuito, por exemplo, de comemorar e preservar a memória de datas importantes do País de origem dos atendidos.

O haitiano Chrisnor Fils, atualmente aluno do curso de Administração da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sorocaba, chegou ao Brasil há dois anos e sete meses, em busca de mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Trabalhava como professor de espanhol no Haiti, mas não tinha estabilidade nenhuma, nem segurança. Sempre tive o desejo de ingressar em uma instituição pública de ensino brasileira e, com a ajuda da minha mãe, consegui realizar esse sonho”, conta Chrisnor, que, antes de chegar a Sorocaba, viveu por um curto período na capital paulista.

O Instituto Kayton em Ação está localizado na Rua Marcelo Scotto, 78, na Vila Rica, em Sorocaba. Para obter mais informações sobre o trabalho realizado, basta entrar em contato, das 8h30 às 17h, pelo telefone: (15) 3233-6290 ou, ainda, pelo e-mail: kaytoninstituto@gmail.com.