NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba reabre Parque da Água Vermelha após obras de desassoreamento do lago e série de melhorias

A Prefeitura de Sorocaba reabriu ao público, nesta quinta-feira (23), o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, localizado no Jardim Europa. O espaço recebeu uma série de melhorias realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), além dos trabalhos de limpeza e desassoreamento de um dos lagos do parque, executados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

“O objetivo dessas melhorias é oferecer sempre um ambiente agradável e seguro ao público, bem como a melhor experiência em meio à natureza, em um dos parques mais tradicionais de Sorocaba. Agradeço aos profissionais da Sema e a parceria do Saae/Sorocaba para a realização desse importante trabalho”, destacou o secretário da Sema, Thiago Santoro.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, o Parque da Água Vermelha, assim como outros parques da cidade, é uma ótima escolha para aqueles que desejam relaxar e se divertir, em contato com a natureza.

“A Sema coordenou a ação de limpeza e desassoreamento de um dos lagos do parque, desde o licenciamento ambiental até a definição do local de destinação do material a ser retirado. Coube ao Saae/Sorocaba a execução de todo o serviço. Tudo aconteceu de forma rápida e precisa”, afirmou o secretário da Sema.

Para realizar o desassoreamento, o Saae/Sorocaba utilizou duas escavadeiras hidráulicas para retirar, aproximadamente, 1.500 m³ de sedimentos (equivalentes a 125 caminhões), que ficaram depositados no fundo do lago. O material foi transportado por dois caminhões para aterro apropriado. A equipe da autarquia iniciou os trabalhos em 9 de maio e finalizou em 10 de junho. “A ação de parceira entre a Sema e o Saae/Sorocaba foi de uma sintonia perfeita, o que tornou possível ao parque voltar a receber as visitas do público o quanto antes”, pontuou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Por sua vez, a Sema realizou diversas melhorias no local, com a manutenção dos jardins, da ponte de madeira, das trilhas e do playground, além da revitalização dos bancos de madeira e do piso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Também foram feitos o serviço de roçagem e a pintura de bancos e mesas de concreto, das duas portarias, das guias e dos mourões no entorno do parque, além dos guarda-corpos no entorno do lago.

Os profissionais da Sema também revitalizaram a trilha que vai até a nascente, com a implantação de um novo jardim, portal e corrimão, além de realizarem a manutenção do telhado dos banheiros de uso dos munícipes.

Inaugurado em 1990, o Parque da Água Vermelha possui lagos, além de 20 mil metros quadrados de área verde ocupada por diferentes plantas, árvores frutíferas e animais. No espaço, o público pode usufruir de instalações e equipamentos de lazer, como playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, pista de caminhada ao redor dos lagos, instalações sanitárias e bebedouros, bem como utilizar essa estrutura para realizar atividades educativas e culturais.

O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3221-6643.

Fotos: Sema