NOTÍCIAS

7° Mutirão de Empregos Sorocaba proporciona 1.300 atendimentos para vagas de trabalho e 600 oportunidades para cursos de capacitação

 

Mais uma vez, o público interessado em novas vagas de trabalho ou de estágio lotou o auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba, nesta terça-feira (28), quando foi realizado o 7º Mutirão de Empregos Sorocaba – edição especial “Qualificação Profissional”.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Ao todo, foram realizados cerca de 1.300 atendimentos, resultando em encaminhamentos para entrevistas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e por agências de emprego e empresas presentes no evento. Ainda, quase 600 oportunidades de capacitação profissional foram ofertadas, sendo mais de 500 pelo Sebrae e 56 dos cursos específicos da empresa DD Máquinas.

Por meio de uma parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), também foi realizado, no local, processo seletivo para aproximadamente 400 vagas remanescentes de estágio de níveis Técnico e Superior em diversas áreas da Prefeitura de Sorocaba. Participaram da abertura do evento o prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Sedettur, Robson Coivo, o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, o diretor de área da Sedettur, Bruno Santana, e o vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal na ocasião.

“O maior projeto social que existe é a geração de emprego. Claro que também é muito importante assistir a população em situação de vulnerabilidade. Porém, o mais gratificante para essas famílias é ter emprego e poder, ela própria, administrar o seu dinheiro. Por isso, é tão fundamental reunir tantas oportunidades de trabalho em um único lugar, como temos feito”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Sedettur também opinou sobre a iniciativa de o Município oferecer cursos gratuitos de capacitação. “As vagas têm surgido, com muitas empresas que estão vindo se instalar ou ampliando suas operações na cidade. Sabemos que o preparo profissional é um dos pontos relevantes para que essas vagas sejam preenchidas. Daí o empenho da Sedettur em proporcionar aos munícipes, em especial os mais que mais precisam, várias formas de capacitação profissional, inclusive por meio de cursos on-line”, frisou o secretário Robson Coivo. “Poder receber esse tipo de evento, tão importante e que fomenta a geração de empregos e de renda na cidade, é uma ação que está em sintonia com a vocação do Parque Tecnológico de Sorocaba, de contribuir para o desenvolvimento e investir na tecnologia voltada às pessoas. Estamos sempre de portas abertas para o mutirão de empregos”, afirmou o presidente do PTS, Nelson Calcellara.