NOTÍCIAS

Unidades do CAPS promovem atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) de Sorocaba realizarão, ao longo desta e da próxima semana, atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), com o objetivo de conscientizar o público sobre os inúmeros malefícios do uso dessas substâncias tóxicas.

Nesta quarta-feira (29), às 10h, o CAPS AD III “Saca Só” realizará o “Canção e Prosa” com os atendidos da unidade, abordando o tema da prevenção ao uso de drogas, por meio da música. Ainda neste dia, às 14h30, os participantes contarão com o “Ateliê de Pintura”, atividade desenvolvida com o apoio da equipe da unidade. Na próxima sexta-feira (8), às 15h, o público poderá participar de uma exibição de filme, como parte do projeto “CineCAPS”. A apresentação busca incentivar a reflexão sobre o cenário conturbado que é consequência do uso de drogas.

Também nesta quarta-feira (29), às 14h, a unidade do CAPS III “Viver em Liberdade” realizará a apresentação de um documentário, que aborda a questão do tabagismo. Aberto a todos os atendidos e familiares, os presentes poderão participar, após a exibição, de uma roda de conversa sobre os prejuízos advindos da dependência do cigarro e de outras drogas.

Já, os atendidos pelo CAPS III “Arte do Encontro” e seus familiares poderão participar de diversas atividades, como a “Caminhada do combate às drogas”, que acontecerá nesta quarta-feira (29), às 8h. Além disso, será realizada na mesma data, às 15h, uma oficina de confecção de mural com cartazes de conscientização sobre o tema, acompanhados de um saboroso café.

No CAPS III “Alegria de Viver”, as ações de informação e conscientização estão sendo realizadas todos os dias, às 15h30. São promovidos, durante os encontros diários, os grupos de apoio para reflexões sobre o uso indevido de substâncias psicoativas, bem como as sequelas da dependência química.

Por sua vez, a programação em prol do combate às drogas no CAPS AD III “Roda Viva” traz atividades com grupos abertos aos familiares, incluindo pessoas que façam parte das redes de apoio dos atendidos pela unidade. Nesta quarta-feira (29), às 9h, será realizado um bate-papo com a equipe do Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba). Na sexta-feira (1), às 15h, as atividades serão destinadas às pessoas próximas dos atendidos pela unidade, com orientações e cuidados necessários na luta contra o vício.

Nas unidades CAPS IJ Aquarela, CAPS IJ Ser e Conviver e CAPS IJ Bem Querer, as atividades alusivas à data estão sendo realizadas diariamente, durante as reuniões com os grupos de atendidos internamente. Nesses encontros, são realizadas produções de cartazes e reflexões sobre o tema, além de rodas de conversa a respeito do impacto negativo do uso das drogas.

Além desse importante trabalho de informação e conscientização, os CAPSs oferecem também atenção aos atendidos em crise, visitas domiciliares e acompanhamento nos territórios de abrangência, dentre outros serviços relevantes. Os pacientes que necessitam de assistência podem procurar os serviços de saúde na unidade mais próxima da residência.

Acompanhe a programação alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas nos CAPSs: