NOTÍCIAS

“Dom Quixote” é tema de bate-papo gratuito na Biblioteca Infantil de Sorocaba nesta quinta-feira (7)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, nesta quinta-feira (7), das 14h às 16h, o projeto “Encontros com o Mito”, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O tema desta edição será “Dom Quixote” (1605), obra de Miguel de Cervantes.

Realizado semanalmente, de forma gratuita, o projeto tem a coordenação do pesquisador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, que aborda diferentes temas ligados às artes, literatura e história.

Ao escrever “Dom Quixote”, o autor se propôs a ridicularizar os livros de cavalaria, que gozavam de imensa popularidade na época. A ação principal do romance gira em torno das três incursões feitas pelo protagonista por terras da Mancha, de Aragão e de Catalunha. O personagem principal da obra é um louco: um pequeno fidalgo castelhano, que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos. Ele acaba se envolvendo em diversas aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade.

Publicado em 1605, é um dos livros mais traduzidos da literatura universal, que influenciou, e influência até hoje, produções artísticas no mundo inteiro, sendo fonte de inspiração para criadores de outros gêneros artísticos e meios de expressão.

As atividades do “Encontros com o Mito” são abertas a pessoas com idade a partir de 12 anos, sem necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.