NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba realiza limpeza e manutenção preventivas no córrego da Vila Mathilde

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, preventivamente, a limpeza e a manutenção do córrego da Vila Mathilde, no trecho compreendido entre as ruas João Guariglia e Elza Salvestro Bonilha, na Zona Leste da cidade.

As intervenções, que tiveram início nesta quarta-feira (6), são necessárias para que o sistema, em um trecho de aproximadamente 360 metros de extensão, permaneça preservado e em plenas condições de comportar os períodos de chuvas e o aumento do nível do manancial.

A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos até o final deste mês de  julho. Eles são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica, para retirada do sedimento depositado no fundo do córrego. O material é transportado por caminhões até aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, carregado em dias de chuva.

“A ação é preventiva e tem como objetivo preservar o córrego, mantendo suas condições de operação, a fim de também garantir que não haja alagamentos”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Além do córrego da Vila Mathilde, a autarquia segue programação de manutenção que engloba todas as bacias de contenção e córregos do município. No ano passado e primeiro semestre deste ano, a autarquia já executou os serviços preventivos nos córregos dos bairros Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés) e Vila Barão, além das Bacias de Contenção do Campolim, mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.