NOTÍCIAS

Dia Mundial do Chimpanzé é celebrado no Zoo Municipal de Sorocaba

O casal de chimpanzés do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Paulinho e Kelly, recebeu, nesta quinta-feira (14), quando é celebrado o Dia Mundial do Chimpanzé, presentes especiais preparados com muito carinho pela equipe técnica do Zoo, com o intuito de promover o bem-estar animal. Com direito à caixa surpresa e pipoca, os animais se divertiram e gostaram muito dos mimos que ganharam.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Esses presentes oferecidos pelos profissionais do Zoo são os chamados enriquecimento ambiental, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira no Zoológico Municipal e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.

É muito importante lembrar que os itens oferecidos são seguros e os alimentos são naturais, preparados no Setor de Nutrição do “Quinzinho de Barros”, não levando óleo ou qualquer tipo de condimento.

Paulinho e Kelly vieram de locais diferentes, se conheceram no Zoológico de Sorocaba e formaram uma parceria de sucesso. Essa espécie possui comportamentos sociais complexos e a observação dos animais demonstra interações frequentes entre eles.

Os chimpanzés são animais extremamente inteligentes e fortes. Para facilitar o manejo destes animais com toda a segurança, ocorrem diariamente sessões de condicionamento operante com reforço positivo. Eles recebem comandos dos técnicos do Zoo e, ao responderem, são recompensados com seus itens alimentares prediletos. Os comandos que eles executam permitem que partes do corpo sejam examinadas, o sangue seja coletado (quando necessário) e, até mesmo, a auscultação de coração e pulmões.

O Dia Mundial do Chimanzé relembra a primeira visita de Jane Goodall ao Gombe Stream National Park, em 1960, na Tanzânia. A pesquisadora foi a primeira pessoa a estudar os chimpanzés em seu habitat. A data é muito importante para marcar a importância do conhecimento e da conservação deste grande primata.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Fotos: Sema/Divulgação