NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá apoia ação do Grupo de Mães que fazem tratamento fora do domicílio nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Cuiabá apoia evento organizado pelo grupo de mães que atende famílias que necessitam sair do seu domicilio de origem para realização de tratamento em outra cidade. A ação acontece nesta sexta-feira (15), às 17 horas, no Parque das Águas. Em Mato Grosso são mais de 80 famílias cadastradas.

“Essa ação pretende chamar a atenção da sociedade para que suas múltiplas realidades sejam conhecidas. Atualmente, grande parte das famílias que necessitam deste direito passam por dificuldades para conseguir acessá-lo em sua integridade e com isso desejam sensibilizar a todos e todas para apoiar as suas lutas”, declarou a representante do TFD-MT, Carolina Meireles, uma das organizadoras do evento.

O tratamento fora do domicílio na maioria das vezes, acrescentou Carolina, é a única saída para garantia de tratamento de saúde específico para síndromes e doenças raras, já que há poucas cidades do país onde são ofertados o acompanhamento integral gratuito pelo Sistema Único de Saúde. “As famílias de todo o país se deslocam para as cidades-referência e devem, em tese, ter suas despesas totalmente custeadas por seus estados”, ressaltou.

Além da ação de mobilização popular, no local serão ofertados serviços da Secretaria de Mobilidade Urbana-Semob, Ouvidoria do Ministério Público Estadual-MPE-MT, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (Cadastro Único-CadÚnico) Único), INSS, SINE, além de informações a respeito de benefícios e direitos que envolvem a Saúde.

O evento é organizado pelo Grupo Mães do TFD MT e possui o apoio da Associação dos Autistas MT, Associação da Espinha Bífida MT, Associação das Doenças Raras MT e Prefeitura de Cuiabá. “Esta é uma oportunidade de promover a visibilidade dessas famílias que estão passando por dificuldades logísticas e até financeiras para garantir o acesso à saúde de seus filhos. Queremos que todos e todas saibam o que lutamos e sejam solidários à nossa realidade”, finalizou Carolina.

SERVIÇO: O que: Ação Social do Grupo de Mães TFD-MT Onde: Parque das Águas Quando: 15/07/2022- Sexta-feira Horário: 17 horas