NOTÍCIAS

Curso de férias gratuito proporciona diversão e aprendizado a 40 crianças no Parque da Biquinha

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), finalizou, nesta terça-feira (19), o curso “Férias na Bica”, no Parque da Biquinha, voltado a 40 crianças de 7 a 10 anos. Foram dois dias de programação gratuita, com diferentes atividades que proporcionaram diversão e aprendizado, em um lazer saudável em contato com a natureza.

O curso fez parte da programação de férias, elaborada pela Sema, e teve como tema “Conhecendo o Parque”, com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e explorar os espaços do Parque da Biquinha.

As crianças puderam andar pelas trilhas do Parque da Biquinha e conhecer a nascente que dá nome ao parque, além de aprender sobre o ciclo da água. Eles, ainda, observaram aves, utilizando binóculos, e conheceram algumas espécies que habitam o local. Também foi realizado um jogo com apitos para mostrar os diferentes cantos dos pássaros.

O grupo também participou de oficinas com reaproveitamento de materiais. Usando a criatividade, elas desenharam as próprias mãos e, com isso, fizeram a cauda de um pavão, além de aprender as características e curiosidades dessa espécie. Já, na segunda atividade, elas confeccionaram uma calopsita, utilizando rolinho de papel higiênico, e aprenderam sobre a diferença entre espécies nativas e exóticas. Por fim, a Sema realizou uma tarefa social de arrecadação de produtos de higiene infantil com as crianças para doar às entidades cadastradas no Fundo de Solidariedade Social (FSS).

Sobre o Parque da Biquinha

Localizado próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se em uma área verde que ocupa cerca de um alqueire. A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas provenientes de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente às famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida. O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, entre outras atrações.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3224-1997.