NOTÍCIAS

Sorocaba tem retomada positiva no setor turístico

 

No quesito turismo regional, Sorocaba tem impulsionado a economia local, neste mês de julho, com a 41ª Festa Julina Beneficente. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas já passaram pelo evento e a expectativa é que esse número ultrapasse as 200 mil

Sorocaba vem apresentando sinais positivos de retomada também no setor turístico. Após interrupção no segmento, em função da pandemia da Covid-19, eventos sociais, de negócios e entretenimento voltam a movimentar a cidade e impulsionam a economia local.

O setor de hotelaria, que, em 2019, antes da pandemia, fechou o ano com mais de 180 mil hospedagens, com taxa de ocupação de 54,06%, apresentou média semelhante a partir de outubro de 2021. Neste ano de 2022, a média já superou em alguns segmentos, como na procura de hospedagem em virtude de eventos sociais.

Casamentos, formaturas e encontros similares são exemplos de eventos que estavam com demanda reprimida, durante a pandemia, e que foram reagendados e têm aquecido o mercado da hotelaria no município.

O prefeito Rodrigo Manga comemora a alta no setor. “Assim como em diversas categorias, o turismo em Sorocaba segue apresentando um cenário bastante otimista. A consequência disso é a geração de empregos, cada vez mais atrativos para visitas e uma importante retomada econômica na cidade”, destaca.

“Tivemos melhora significativa na ocupação dos hotéis, com a retomada gradativa igualmente das viagens corporativas. Também contribuíram para a alta no setor o público de lazer, que vem a Sorocaba para eventos sociais, esportivos e visitar familiares, consequentemente, impulsionando as hospedagens”, explica o vice-presidente do Conselho de Turismo de Sorocaba (Comtur) e gerente-geral de uma rede hoteleira multinacional da cidade, Edmar Thomas.

O setor de negócios também é responsável pela chegada de visitantes e turistas a Sorocaba. Por abrigar o aeroporto para cargas e passageiros, que tem o maior polo de manutenção de jatos executivos da América Latina e o segundo do mundo, a cidade recepciona engenheiros, mecânicos, pilotos e colecionadores de aeronaves que, ao aguardarem os serviços, passeiam pelos parques, consomem nos restaurantes e visitam os shoppings.

Outro importante fator de atrativo turístico na cidade são os eventos gastronômicos e culturais. “Muitas pessoas que querem visitar parentes e amigos usam como incentivo os eventos realizados na cidade. Tenho conhecidos em Santa Catarina que vierem visitar amigos, mas aproveitaram a oportunidade para desfrutar de um festival de churrasco”, conta o presidente do Comtur, Roberto Matsushima.

No quesito turismo regional, Sorocaba tem impulsionado a economia local neste mês de julho com a 41ª Festa Julina Beneficente. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas já passaram pelo evento e a expectativa é que esse número ultrapasse as 200 mil. “A população sorocabana está acompanhando uma festa história, que gera emprego e renda, exercita a solidariedade, ajudando às associações, movimenta o mercado local e atrai visitantes de toda região e da capital”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba é um local estratégico, que fica a cerca de 80 km de São Paulo. Conta com boa infraestrutura de rodovias, com acesso à cidade, o que permite a recepção de turistas de São Paulo e de outros municípios da região.

Conta, ainda, com estrutura de saúde, hospitais e unidades de pronto atendimento, que recebem, inclusive, pacientes de toda região. O município possui, praticamente, 100% de água tratada e coleta de lixo e sistema de transporte público que atende aos quatro cantos da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, destaca o trabalho desenvolvido no mapeamento e estratégias para otimizar, cada vez mais, os atrativos da cidade. “Depois da elaboração do Inventário Turístico de Sorocaba e da verificação das informações obtidas nas Pesquisas de Demanda Turística, a equipe da Divisão de Turismo da Sedettur também se utilizou da Análise SWOT, com o objetivo de gerar o diagnóstico turístico do município e identificou os pontos fortes de Sorocaba”, pontua. “Isso facilita para que possamos evoluir junto com as demais cidades da região e atrair, cada vez mais, visitantes.”