NOTÍCIAS

“Prefeitura de bairro em bairro” desta sexta-feira (22) anuncia obras e serviços nas Zonas Leste e Norte

Brigadeiro Tobias, Inhaíba, Jardim Boa Esperança e Jardim São Guilherme foram as quatro localidades visitadas, nesta sexta-feira (22), pelas equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro”. As três últimas estão localizadas na Zona Leste da cidade e a última, na Zona Norte.

Na ocasião, além de ouvir as demandas dos moradores, uma série de investimentos em obras e serviços foi anunciada pelos representantes da Administração Municipal, sobretudo nas áreas de abastecimento de água, transporte, lazer e iluminação púbica.

As visitas contaram com a presença do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema) e Paulo Henrique Marcelo (Urbanismo e Licenciamento – Seurb); mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e os vereadores João Donizete (líder de Governo na Câmara Municipal), Fábio Simoa e Ítalo Moreira.

“Temos visitado todas as regiões da cidade. Costumamos pedir à população, em cada um dos locais visitados, para priorizar três reivindicações. Atendemos a todas, dando prazo para execução. Esse modelo de trabalho tem dado certo e as ações têm sido agilizadas, sobretudo com o apoio da iniciativa privada”, frisou o prefeito Rodrigo Manga.

Brigadeiro Tobias

O programa teve início pela região de Brigadeiro Tobias, na Zona Leste, mais especificamente na Estrada do São Roquinho.

A instalação de rede de água é a principal demanda dos moradores dessa região, subdividida em três glebas. Em duas delas, a previsão é que, até o fim do ano, tenha início a instalação de rede de abastecimento. Para a outra, o prazo é 2023.

“Os estudos já estão sendo feitos e outros serão iniciados, para dimensionamento da vazão. Enquanto isso, o Saae/Sorocaba vai disponibilizar caminhão-pipa para atender à demanda”, destacou o diretor-geral da autarquia.

A Serpo, em contrapartida, prevê a disponibilização de bicos de luz, em até 120 dias, em pontos onde já existe rede secundária de energia elétrica. Outra reivindicação é a ampliação da rota dos caminhões de coleta de lixo, cuja viabilidade será analisada nas próximas semanas.

Da mesma forma, técnicos da Urbes, na próxima semana, vão vistoriar as vias, acompanhados de uma comissão de moradores, para definir mudanças no traçado da linha de ônibus, para melhor atender à essa região da cidade.

“Estou vendo o esforço da Administração Municipal. Essa região da cidade sempre foi esquecida, deixada de lado pelo governo. Hoje, vejo prefeito e secretários aqui, ouvindo os moradores e anunciando uma série de ações. A gente tem mesmo que ficar contente”, disse Priscila dos Santos, de 30 anos, moradora em Brigadeiro Tobias.

Bairro Inhaíba

A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” também foi na região de Brigadeiro Tobias, mas, desta vez, na Estrada das Laranjeiras, que fica no bairro Inhaíba, Zona Leste da cidade.

Água e iluminação pública também são as duas principais solicitações da comunidade que mora nessa região da cidade. Tanto é que a Serpo anunciou a instalação de pontos de luz até dezembro deste ano, nas proximidades das propriedades ao longo dessa via, onde já existe rede pública.

Quanto ao abastecimento, o Saae/Sorocaba tem licitação em andamento para instalação de reservatório de água, além de um quilômetro de redes de água. A previsão é que os trabalhos tenham início em outubro e que a distribuição comece em dezembro.

“Foi uma reunião muito boa e produtiva. A equipe da Prefeitura veio até aqui, foi muito atenciosa e, inclusive, deu prazo para todas as ações que foram anunciadas. Melhor ainda, nós, moradores, vamos acompanhar o andamento de tudo, até que a entrega dessas melhorias, tão necessárias, seja feita”, comentou Vilma da Silva, de 55 anos, proprietária de um imóvel no bairro Inhaíba.

Jardim São Guilherme

A terceira parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, foi no Jardim São Guilherme, Zona Norte da cidade.

A primeira intervenção solicitada pela comunidade é relativa às obras de drenagem em ponto da Rua Benedicta Piantore. O Saae/Sorocaba implantará boca de lobo e 100 metros de tubulação. A previsão é que as obras comecem em setembro.

Em 30 dias, a Serpo realizará um mutirão para troca de lâmpadas queimadas e melhorias na iluminação pública em área de lazer entre o Jardim Maria Eugênia e Jardim Santo Amaro. Ao passo em que a Semob, em 60 dias, prevê instalação de radar na Rua Antônio Piantore, como forma de inibir abusos de velocidade por parte de motoristas.

“Outra novidade será a instalação de playground em área de lazer no Jardim São Guilherme, até dezembro, e de uma pista de skate, a partir da liberação de verba de emenda impositiva parlamentar”, adiantou o secretário da Serpo.

Jardim Boa Esperança

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro foi no Jardim Boa Esperança, na região do Éden, Zona Leste da cidade.

A revitalização da área de lazer no bairro já tem prazo definido para início das obras: dezembro de 2022. Trata-se da principal reivindicação da população local e, além da reforma do campo de areia, quiosque, quadra e playground, será instalada uma academia ao ar livre e um “espaço para pets”. O ambiente de lazer, ainda, vai ganhar iluminação com lâmpadas em LED.

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias.

Mais de 90 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.