NOTÍCIAS

Festa da Colônia Japonesa é atração em Sorocaba nos dias 6 e 7 de agosto

Considerada uma das maiores festas realizadas no município, a 12ª edição da Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba será atração nos dias 6 e 7 de agosto, no Parque Kasato Maru, no Campolim. O evento beneficente contará com uma grande variedade gastronômica da culinária oriental, shows, entre outras atividades especiais, e ocorrerá no sábado (6), das 12h às 21h30, e no domingo (7), das 12h às 20h.

Organizada pela Nippon Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, a Festa da Colônia Japonesa é um evento gastronômico, artístico e cultural, que tem o propósito de divulgar a cultura nipônica na cidade e região, além de ser uma importante fonte de renda para entidades assistenciais de Sorocaba, que comercializarão comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba.

“O tema da Festa Japonesa 2022 é ‘Saikai’, que, no idioma japonês, significa reencontro, pois tivemos a ausência de dois anos de realização do evento, devido à pandemia. Esperamos, novamente, a presença de um grande número de pessoas, assim como nas onze edições anteriores. Graças aos esforços da nossa comunidade, do apoio da Prefeitura de Sorocaba e dos patrocinadores, conseguimos planejar a realização desse grandioso e importante evento. Uma oportunidade para divulgar nossa cultura milenar, costumes e gastronomia. Estamos muito otimistas sobre o sucesso de mais esta Festa Japonesa”, afirma o presidente do Nippon Sorocaba, Sérgio Mori.

“Convidamos os sorocabanos de todas as idades a participarem desta grande festa, que já é tradicional e faz parte do calendário anual oficial da cidade de Sorocaba. Toda a renda será revertida às entidades assistenciais, para que elas possam continuar desenvolvendo o importante trabalho que realizam no município”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Kasato Maru é um parque aberto, localizado no cruzamento das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão.

Inaugurado em 2008, o parque que sedia a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, desde o seu início, recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru, com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP). Ele abriga os principais elementos de um jardim japonês, como o Taiko Bashi (ponte), o lago, a Sakura (flor de cerejeira) e o Tori (pórtico).

O evento é aberto ao público. O Parque Kasato Maru está localizado entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3231-3015 (Nippon Sorocaba).