NOTÍCIAS

Notas Gerais


Notas Gerais

Por Jornal | 23/07/2022

No ar durante a vigência…

…das cinco últimas Constituições brasileiras, o programa A Voz do Brasil – noticiário de rádio mais antigo do Hemisfério Sul – completou na sexta (22), 87 anos. Na edição especial de aniversário, A Voz do Brasil recebeu o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, André Costa. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) produz diariamente o programa, é vinculada diretamente à Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal. Considerada patrimônio da comunicação pública e intimamente conectada à memória afetiva de moradores de todas as regiões do país.

 

 

A Polícia Federal (PF)…

…realizou na sexta (22) uma operação de busca e apreensão na casa de Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, e apontado como um dos envolvidos nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari, na Amazônia. A polícia encontrou várias identidades falsas e um Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani) onde ele afirma ter nascido na Comunidade Indígena Boa Vista. Colômbia está preso desde o início do mês. Outros dois presos por suspeita de envolvimento no crime, Oseney da Costa de Oliveira e Jeferson da Silva Lima, vulgo Pelado da Dinha, serão transferidos para Manaus amanhã (23), com previsão de chegada às 13h30.

 

 

Diretores e secretários do…

…Ministério da Saúde têm se reunido com representantes de empresas farmacêuticas para avaliar a possibilidade de flexibilização das regras de importação de medicamentos por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é se preparar para uma eventual falta de medicamentos e insumos nos hospitais do país, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério recebeu as demandas municipais e tem monitorado uma relação medicamentos relatados por gestores municipais como de difícil compra. No momento, 86 medicamentos estão nessa lista. Para 11 substâncias relacionadas a esses medicamentos, o ministério pediu alíquota zero de taxa de importação. São elas: amicacina sulfato, aminofilina, cloridrato de dopamina, diprona, fludrocortisona, leuprorrelina, neostigmina, oxitocina, rivastigmina, sulfato de magnésio e bolsas para soro fisiológico.

 

 

A Justiça Federal suspendeu…

…os efeitos da resolução da Câmara dos Deputados que confirmou a cassação do ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro Eduardo Cunha, em 2016. A decisão foi tomada na quinta (21) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) , sediado em Brasília, ao analisar um recurso apresentado pela defesa do político. Em 2016, Cunha foi cassado pelo plenário da Câmara sob a acusação de ter mentido, , em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, sobre a existência de contas no exterior. A defesa de Cunha alegou que a informação sobre o bloqueio de uma conta na Suíça que pertenceria ao então deputado estavam protegidas por sigilo fiscal e não poderiam ser compartilhadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sem autorização judicial.

 

 

Os receios de uma recessão…

…na economia norte-americana voltaram a pesar no mercado financeiro na sexta (22). O dólar, que iniciou o dia em forte queda, terminou com leve alta. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,499, com alta de 0,05%. A cotação está no maior valor desde 24 de janeiro. Com o desempenho de hoje, a divisa subiu 1,74% na semana. O dólar acumula alta de 5,04% em julho e queda de 1,38% em 2022. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 98.925 pontos, com recuo de 0,11%. De manhã, o indicador chegou a subir 0,68%, mas inverteu o movimento após dados ruins de empresas norte-americanas. Mesmo com a queda de sexta, a bolsa brasileira subiu 2,46% na semana.

 

 

A Justiça do Rio de Janeiro…

…manteve o julgamento da ex-deputada Flordelis dos Santos de Souza no município de Niterói. A defesa da ré havia pedido que a sessão, marcada para o dia 12 de dezembro, fosse realizada no Rio de Janeiro. A decisão foi da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Os desembargadores rejeitaram os embargos de declaração feitos contra decisão anterior da mesma câmara que tinha negado a suspensão e posterior mudança de foro da sessão plenária de julgamento da ex-deputada. Flordelis está presa, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo.