NOTÍCIAS

SES realiza capacitação continuada sobre Fiscalização de Convênios com o 3º Setor

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Gestão Administrativa da pasta, deu início, na última sexta-feira (22), na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), a uma série de capacitações relacionadas à Fiscalização de Convênios com o 3º Setor.

Cerca de 40 profissionais das áreas de Gestão e de Administração da SES participaram do encontro. O curso teve como palestrantes o procurador do Município e assessor jurídico da Secretaria de Administração (Sead), Dr. Nilson Luiz de Lima Junior; os gestores Administrativos da SES, Aliane Mendes e Roberto Carlos Almeida; o coordenador de Saúde Bucal da SES, Dr. Diego Garcia Diniz; o diretor de Área da SES Jefferson Calixto e as enfermeiras Ana Laura Toller e Diessika Falleiros.  Foram abordados temas, como: etapas e os requisitos legais referentes à fiscalização de convênios, fluxos e legislações da área da saúde.

De acordo com o Secretário da Saúde, Dr Claudio Pompeu, o objetivo dessa capacitação continuada é aprimorar sempre os processos de fiscalização de convênios da SES, buscando a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados no âmbito SUS. “Com humanização e foco no usuário, além de aperfeiçoamento da gestão participativa, com valorização profissional, é possível melhorar, cada vez mais, este setor da saúde”, diz. “Além disso, é fundamental buscar eficiência e gestão de bons resultados com os nossos parceiros e, com isso, alcançar indicadores assistenciais e epidemiológicos cada vez mais positivos para o município.”

Esses contratos devem ser devidamente geridos e fiscalizados, com o intuito de garantir o desejado grau de eficiência administrativa na consecução do interesse público. Para tanto, o agente público deve ser capacitado e conscientizado da importância de tal matéria, a fim de gerir a fiscalização de maneira prudente e satisfatória para a população.

A gestora administrativa da SES Aliane Mendes salienta a importância do tema.  “É fundamental que a equipe tenha diálogos de como se dá a execução e fiscalização de contratos na Administração Pública, além da demonstração da maneira que os agentes públicos devem lidar com tais tarefas”, disse. “Isso otimiza o trabalho e direciona para cada vez melhores execuções”, completa.

Para o próximo mês de agosto, estão previstas novas etapas do processo de capacitação, que também incluirão ações teóricas e práticas.