NOTÍCIAS

Parceria com lideranças comunitárias ajuda a melhorar os atendimentos do Mutirão da Limpeza

Parceiro da gestão Emanuel Pinheiro em todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, o movimento comunitário também tem ajudado a tornar os atendimentos do Mutirão da Limpeza ainda mais eficientes. O programa é realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e leva para os bairros contemplados diversas atividades de serviços urbanos.

Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), por exemplo, a ação é executada nos setores 1, 3 e 4 do bairro CPA III, localizado na região Norte da Capital. Essa é mais uma edição que ocorre por meio da parceria com as Associações de Moradores, que solicitam a chegada do programa nas comunidades que representam e ainda auxiliam a equipe da Limpurb a definir os serviços de maior urgência.

“Sem o líder comunitário não conseguiríamos mapear todas as necessidades e atendê-las com eficiência. O prefeito Emanuel Pinheiro sempre fala que o movimento comunitário não anda nem na frente e nem atrás, mas sim ao lado da nossa gestão. Então, é assim que nosso diretor-geral Júnior Leite tem coordenado as atividades, fortalecendo essa parceria e ajudando a expandir nossos trabalhos”, comenta o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

O presidente do CPA III (setores 1, 3 e 4), Lucas Mota, também avalia como extremamente positiva a proximidade entre a Prefeitura e o movimento comunitário. Ele destaca que o poder público não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Dessa forma, a figura do líder comunitário se torna fundamental por estar sempre levando até as secretarias as necessidades da população.

“O presidente de bairro é a pessoa que está sempre solicitando junto ao poder público a chegada de ações como, por exemplo, o Mutirão da Limpeza. Para nós da Associação é de grande alegria ver nossas demandas sendo atendidas e ter essa parceria com o Município que ajuda a cumprir nosso compromisso com a comunidade. Somos uma ponte entre a Prefeitura e os bairros”, enfatiza Lucas.

O presidente enfatiza ainda que sempre que busca a Limpurb tem recebido o melhor atendimento possível. “Compreendo que são muitos bairros e que pode ser que o serviço não aconteça na hora que solicitamos. Mas, sempre estão nos atendendo. O melhor é que fazem um trabalho que não fica a desejar em momento algum, pois pegam para fazer e vão até o final”, pontua.

AÇÕES DO MUTIRÃO

Somando os dois dias, o Mutirão da Limpeza conta com o envolvimento de mais de 300 trabalhadores que executam atividades como varrição, roçagem, poda de árvores e pintura de meio-fio. Também faz parte da programação a eliminação de bolsões de lixo e cata-treco, por meio do qual o cidadão pode descartar materiais inservíveis de forma segura e dentro da lei.

Outro serviço de suma importância que é efetuado nos bairros é o de manutenção na iluminação pública. Por meio dessa iniciativa, todas as vias serão beneficiadas com a substituição de lâmpadas queimadas por novas luminárias. Caso haja necessidade de troca de outros equipamentos do sistema, o trabalho também será efetuado.