NOTÍCIAS

Sorocaba tem desempenho positivo em geração de empregos pelo sexto mês consecutivo em 2022

Pelo sexto mês consecutivo, Sorocaba tem desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta quinta-feira (28).

No mês de junho de 2022, foram criados 11.050 novos empregos, contra 9.377 demissões, resultando no saldo positivo de 1.673 postos de trabalho e já superando o mesmo período em 2019 (198 novos empregos), na pré-pandemia. O setor que mais empregou na cidade, em junho deste ano, foi o de Serviços, com 6.390 admissões; seguido do Comércio, com 2.381 novos postos; e da Indústria, com 1.591 novas vagas.

Ainda em relação a junho, Sorocaba ficou à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de emprego, tais como: Osasco (-9), Santo André (258), São Bernardo do Campo (1.424), São José dos Campos (-16), Ribeirão Preto (605), São Caetano do Sul (1.234), São José do Rio Preto (460), entre outras.

Os indicadores apontam também que, no primeiro semestre de 2022, foram recolocados no mercado 64.991 trabalhadores, contra 57.914 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 7.077 postos de trabalho ativos nesse período.

“Nossa Sorocaba cresce a cada dia e vai se desenvolver ainda mais, com a chegada de mais empresas, atraídas pelo ambiente positivo que vive hoje nosso município. A qualificação profissional oferecida à população, com os cursos gratuitos da Uniten, por exemplo, também melhora, cada vez mais, esse panorama favorável à vinda de novos investimentos”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, Sorocaba ter encerrado um semestre inteiro com desempenho positivo na geração de empregos se dá em razão de todo trabalho realizado pelo Poder Público em conjunto com a iniciativa privada. “As instituições estão sentindo cada vez mais confiança em Sorocaba, devido a fatores, como a logística privilegiada, os incentivos fiscais oferecidos, a mão de obra qualificada, a assessoria especializada ofertada ao investidor, além do sentimento positivo em relação à Administração Pública atual e ao avanço da economia da cidade”, destaca.

Saiba como consultar vagas de emprego

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

Além disso, mensalmente, é realizado pela Prefeitura o Mutirão de Empregos Sorocaba, no Parque Tecnológico (PTS), sendo um facilitador às pessoas que procuram uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além de cursos profissionalizantes.