NOTÍCIAS

População pode conferir exposição “Sorocaba em telas – 368 Anos” no Pátio Cianê Shopping

A exposição “Sorocaba em telas – 368 Anos” já está em cartaz, no Pátio Cianê Shopping, com 18 obras do artista plástico Nelson Molina, todas produzidas na técnica espatulada. A mostra gratuita pode ser visitada no Espaço Cultural Cianê, no Bloco B do Piso 1 do empreendimento, até o dia 31 de agosto.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a exposição faz parte da programação de atividades culturais em comemoração ao aniversário da cidade, que completa 368 anos no próximo dia 15 de agosto.

As obras, que retratam paisagens históricas de Sorocaba, faziam parte do acervo particular do cirurgião plástico Gal Moreira Dini, que foi doado ao Município pela família. Gal era um grande admirador da arte, tendo adquirido até 500 telas do artista sorocabano.

Nelson Molina iniciou nas artes há, aproximadamente, 50 anos. Ainda pequeno, desenvolveu o gosto pela pintura, após ganhar um jogo de tintas a óleo e uma tela. A partir disto, dedicou-se à área, por meio de pesquisas em revistas e livros do ramo da arte.

Em princípio, suas obras eram produzidas com o pincel, depois passou a adotar outra técnica, em que se utiliza espátula para aplicar a tinta. O estilo impressionista marca as cenas urbanas dos anos de 1900 retratadas nas telas, o que proporcionou serem catalogadas no índice de artes plásticas de Júlio Louzada e da Associação Paulista de Medicina.

A mostra gratuita “Sorocaba em telas – 368 Anos” pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.