Golaço da Inclusão
Edição do ‘Tardezinha Inclusiva’ neste domingo faz homenagem especial à Copa do Mundo
26/11/2022 | 10:00 | 11
A edição mensal da ‘Tardezinha Inclusiva’, dentro do projeto ‘Somos Capazes – Inclusão pela Arte’, será em homenagem à Copa do Mundo. A ação, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece neste domingo (27), às 14h, no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira. O evento traz o tema ‘Golaço da Inclusão’ e é voltado para crianças e jovens que têm alguma deficiência física ou cognitiva.
“Essa ação que a gente faz é muito especial para a Funjope pelo caráter que tomou ao longo deste ano. Em dezembro, completamos um ano de atividade com a ‘Tardezinha Inclusiva’ e o que estamos observando é a adesão a cada momento de pais, mães e de crianças que se sentem acolhidas nesse processo de inclusão social por meio da arte”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele disse que o projeto é um grande sucesso, envolvendo artistas infantis e adultos que se prontificam a tocar, se apresentar e, cada vez mais pessoas querem colaborar. “A gente credita o sucesso do evento a essa interação que a Funjope conseguiu estabelecer com a Associação de Pais Autistas, com Nik Fernandes, além de pessoas e profissionais que cuidam dessas crianças. Muito gratificante promover esse evento”, disse.
As crianças vão contar com música e teatro durante a tarde. A Turma Tá Blz vai animar o encontro com todos os seus integrantes, Nik Fernandes, DJ e cantor Jhony Fernandes, além de personagens para interagir com as crianças – Homem Aranha, Minion, Ursinho Poof e Pocoyo.
O evento ainda tem o concurso ‘Cabelo Maluco’, que irá premiar o participante que for com o cabelo mais chamativo, tanto menino quanto menina. O palhaço Baba Baby fará o acolhimento das crianças e a palhaça Kika fica responsável pela recreação e brincadeiras.
Uma das novidades nesta edição é o adestramento de cães com uma profissional que vai levar animais (cachorros e porcos-da-índia) para se apresentarem no local. Além disso, também terá adoção de pets. “Crianças autistas hoje em dia geralmente têm um animal que chamamos de suporte emocional. Atualmente, a lei libera o autista a andar por qualquer lugar com seu animal de estimação. No shopping, o autista pode levar o seu animal até a praça de alimentação. Se for viajar de avião, pode levar ao lado dele. A lei cobre”, ressaltou a jornalista Nik Fernandes, que contribuiu na elaboração do projeto e é mãe de autista.