NOTÍCIAS

Sejer fecha 2022 com diversas atividades e projeta mais eventos para este ano

Para todos os públicos

Sejer fecha 2022 com diversas atividades e projeta mais eventos para este ano

01/01/2023 | 09:00 | 47

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer), Kaio Márcio, fez uma avaliação das ações da pasta em 2022. Com 50% fechou o ano de 2022 com diversas atividades dos projetos que atendem crianças, adolescentes e adultos. Para 2023, a gestão deve dar continuidade aos programas existentes e planeja mais eventos para a população.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, destacou o surgimento de novas promessas no projeto ‘Campeões do Amanhã’ com as conquistas de medalhas em competições estaduais na natação e no jiu-jitsu e também os eventos realizados.

“2022 foi um ano que a gente amadureceu ainda mais os projetos. Estamos mais consolidados. Tenho certeza que vamos entrar para um 2023 ainda melhor e com novos eventos chegando. Novas competições internacionais também, como o Ironman que estamos na luta para trazer para cá. Vamos ter uma definição em breve. Foi um ano de muito crescimento dos projetos já gerando resultados, como é o caso do ‘Campeões do Amanhã’ na natação e no jiu-jitsu. Falta muito pouco para alcançar nos outros esportes também”, comentou. 

Durante o ano de 2022, a Sejer deu prosseguimento ao ‘Campeões do Amanhã’, que envolve 13 modalidades: basquete, vôlei, natação, ginástica rítmica e artística, futebol masculino e feminino, vôlei de praia, futebol, jiu-jitsu, triathlon, canoagem olímpica e futsal. São mais de quatro mil pessoas, entre 5 e 17 anos, sendo atendidas.Realizações – O primeiro evento da secretaria neste ano foi em janeiro com uma prova de aquathlon (natação e corrida) para inaugurar as ruas que foram calçadas no bairro do Seixas. Depois, ao longo de 2022, foi realizado o Festival João Pessoa Fitness (aulas de ginástica, treino funcional e um aulão de dança), como também com as modalidades de basquete, vôlei, ginásticas artística e rítmica, torneio de futebol de mesa, encontro de capoeira, Semana Municipal da Juventude e Jogos dos Servidores Municipais.

A 1ª Ultramaratona Aquática de natação no mar com as distâncias de 5km e 13km, saindo da Praia do Seixas até a orla do Bessa. Outra iniciativa importante foi a negociação com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) que gerou o retorno do Circuito Brasileiro de vôlei de praia após dois anos, Copa Brasil de Paraciclismo garantindo pontos para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024, e a Granfondo, tradicional prova de ciclismo.

No calendário rolou um evento-teste de aquathlon, na Praia do Cabo Branco. A prova, destinada para crianças e adultos, foi disputada apenas por integrantes dos projetos de ‘Natação no Mar’ e do ‘Campeões do Amanhã’ e reuniu cerca de 80 pessoas, como também a Bicicletada Natal dos Sentimento com o percurso saindo do Busto de Tamandaré, sentido Parque Sólon de Lucena e retornando ao local de partida.Outros dois eventos também feitos pela pasta são: Copa João Pessoa de Futebol com a edição feminina realizada pela primeira vez na história, que reuniu 12 equipes e teve os Bancários como campeão, além do masculino. Para os homens o fim será em de fevereiro. Já a 2ª Maratona Internacional da Capital, com as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km, reuniu mais de quatro mil corredores, entre eles um queniano.

Neste ano, Kaio Márcio também visitou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, e foi recebido na instituição pelo presidente Mizael Conrado. Na ocasião, o secretário assinou um termo de parceria técnica em que a Prefeitura de João Pessoa será beneficiada através dos seus professores que terão a oportunidade de receber cursos específicos de capacitação nas modalidades paralímpicas. O gestor municipal também fez uma visita técnica à Arena do Palmeiras. O Allianz Parque tem atualmente grama sintética e este é um dos objetivos para o estádio da Graça, em Cruz das Armas.A Sejer teve uma visita técnica ao Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, mantido pelo Governo de Pernambuco. Acompanhado de um engenheiro e uma arquiteta da Secretaria de Planejamento (Seplan), Kaio Márcio observou a estrutura do local para a construção do primeiro parque aquático municipal em breve.A Prefeitura de João Pessoa ainda mantém projetos de natação no mar e assessoria de corrida, na Praia do Cabo Branco, como atividades em 13 praças espalhadas pela cidade, gerando mais de 15 mil atendimentos por mês.