NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Secretaria firma parceria com a UFMT para ações de fortalecimento da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuam em conjunto para o desenvolvimento de ações que visam o fortalecimento do agricultor familiar na capital, uma das determinações do prefeito Emanuel Pinheiro.

Dentre as propostas apresentadas, destaca-se a criação de um aplicativo para o manejo dos recursos hídricos, irrigação, com o objetivo de fornecer informações ao produtor de pequena propriedade, otimizando o desenvolvimento de sua atividade. Pelo aplicativo será possível dimensionar a utilização dos equipamentos recomendados e viabilidade econômica dos produtos. 

O titular da SMATED, Francisco Vuolo, enfatizou que a premissa da gestão Emanuel Pinheiro consiste na plena garantia das políticas públicas às famílias que vivem no campo, oportunizando melhores condições na geração de emprego e renda. 

“Queremos juntar os esforços, identificando aqueles que produzem, criando instrumentos que os orientem na produção, por meio de novas tecnologias e redução de investimentos no setor da irrigação. Com a UFMT vamos, juntos, fomentar de forma sustentável aquilo que é produzido na zona rural de Cuiabá”, declarou. 

O Departamento de Engenharia Sanitária da UFMT é o responsável pelo suporte na criação da nova ferramenta, prevista para ser concluída e disponibilizada ao público-alvo em abril deste ano. 

O reitor e professor, Evandro Soares da Silva, recordou os esforços que a Universidade tem realizado para se aproximar de outras instituições do estado para o desencadeamento de projetos e ações nas mais diversas áreas.

“Esse contato com a SMATED é muito relevante pois há um projeto feito por eles, um modelo hidráulico de irrigação para auxiliar o produtor a planejar. A UFMT participa no desenvolvimento de um aplicativo, um software, que já está em desenvolvimento, por mestrando e professores da Instituição”, disse.

O diretor técnico de Agricultura e Abastecimento da Pasta, Stuart Bueno, pontuou que o planejamento, atrelado ao suporte tecnológico, é fundamental para o sucesso das fabricações, respectivamente. “Por meio do programa Agro da Gente, identificamos essa necessidade, aumentando a capacidade dos produtores de tomarem decisões assertivas e robustas em suas propriedades. Muitos deles têm dificuldade de acesso a essas ferramentas. Por este motivo, estamos desenvolvendo essa nova opção para eles, atendendo, inicialmente, frutas, verduras e legumes, potencializando assim, as diretrizes do programa Agro da gente”, completou. 

Contudo, o convênio prevê ainda a inspeção das cadeias produtivas inseridas no programa Agro da Gente, como por exemplo, leite, verduras e carnes, eliminando a clandestinidade nas negociações.