NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiabá | Edição especial de carnaval de projeto de atendimento socioassistencial e de saúde é realizado na região do Jardim Industriário

A chegada do período carnavalesco reascende o alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente, sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST). E para reforçar as ações preventivas, na noite de quinta-feira (16), as Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Saúde, realizaram uma edição especial do projeto de atendimento socioassistencial e de saúde às mulheres trans e profissionais do sexo. A ação, que prestou 59 atendimentos, foi realizada na região do Jardim Industriário e contou com a participação da Defensoria Pública.

O Dia da Visibilidade Trans, celebrado anualmente em 29 de janeiro, foi outra bandeira que ganhou notoriedade na ação proposta, chamando à atenção da população referente a conscientização e respeito ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) no Brasil.

A Prefeitura de Cuiabá, com apoio do programa Consultório Na Rua, levou até a localidade, atendimentos médicos, promoção de testes rápidos, apoio assistencial e psicológico. Também foram distribuídas mais de 60 cestas básicas. 

Foram entregues ainda kit’s de biossegurança e de saúde bucal (com máscaras, álcool em gel, preservativos, escova dental, pasta dental e fio dental). Outra ação promovida trata-se do atendimento educacional visando a qualificação profissional.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Christiany Fonseca, ressaltou o trabalho regular desempenhado pela gestão Emanuel Pinheiro para atendimento ao público.

“Aqui são realizados os atendimentos preliminares. Posteriormente, serão atendidas, até que suas demandas sejam concluídas, nas unidades de saúde mais próximas de suas residências. Aqui, a Secretaria facilita e divulga os benefícios que podem ser concedidos”.

A responsável técnica do Consultório na Rua da SMS, Leandra de Melo, pontuou que a ação se trata de uma pauta coletiva, desencadeada de forma ininterrupta pelos postos de saúde. 

“Temos duas equipes, hoje, realizando os exames, mantendo todo o suporte de atendimento. O carnaval está chegando e é preciso alertar que todos os munícipes precisam se atentar e fazer os exames que são, regularmente, ofertados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforçou. 

A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Rosana Leite, ministrou uma palestra durante os atendimentos. Ela reforçou sobre os mecanismos legais para o reconhecimento do nome social. 

Durante a palestra, a defensora Rosana Leite, destacou o valor que a mudança de nome detém na vida de cada uma. “Queremos trazer dignidade, reconhecimento, garantia de seus direitos e orientações para que procurem os cartórios e façam a trocam de seus nomes da forma como desejam com apoio do Poder Público”, concluiu.

A transexual Valéria Oliveira, elogiou o evento e parabenizou à Prefeitura de Cuiabá pelo projeto. “Essa não é a primeira vez que participo, e sempre fui bem atendida. Não tenho o que reclamar. Hoje, estou recebendo toda medicação receitada e ainda ganhei uma cadeira de rodas, que estava precisando muito”, frisou.