NOTÍCIAS

Hospital Municipal Santa Isabel realiza mutirão de colonoscopia na campanha ‘Março Azul’

Prevenção ao câncer de intestino

Hospital Municipal Santa Isabel realiza mutirão de colonoscopia na campanha ‘Março Azul’

03/03/2023 | 16:00 | 35

O mês de março chegou e a Prefeitura de João Pessoa se engaja nas ações da campanha ‘Março Azul’ reforçando a prevenção e conscientização ao câncer de intestino. Com esse objetivo, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), maior equipamento hospitalar municipal da Capital, vai realizar um mutirão de colonoscopia nos dias 25 e 26, onde 200 pacientes serão beneficiados com a realização do exame.

O mutirão tem como objetivo agilizar possíveis diagnósticos de câncer de intestino, além de outras doenças intestinais, e vai beneficiar pacientes que já se encontravam na fila de espera da Regulação Municipal, reduzindo a demanda reprimida existente.

Segundo Frederico Campos, médico colonoscopista e coordenador do mutirão, o câncer de intestino é o segundo que mais atinge homens e mulheres. É também o segundo tipo que mais mata em todo o mundo, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade ou naquelas que têm antecedentes familiares de casos positivos. E o exame de colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais.

“O exame é indicado a partir dos 45 anos para homens ou mulheres. Preferencialmente, a partir dessa idade, o paciente deve procurar um médico, o seu clínico ou um médico especialista, para avaliação dessa indicação do exame”, alerta Frederico Campos.

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destaca o grande trabalho de planejamento que está sendo organizado pelo hospital e seus profissionais para o êxito do mutirão, que se destina a prevenção e tratamento do câncer de intestino.

Durante os dois dias, 25 e 26 (sábado e domingo, respectivamente), o hospital terá quatro salas de cirurgias e duas de exames dedicadas exclusivamente para o atendimento dos pacientes. “A ação envolve uma organização grande, que contará com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, recepcionistas e pessoal de apoio”, destacou Adriana Lobão.

Equipe – Toda a ação está sendo coordenada pelo colonoscopista Frederico Campos, que está organizando o mutirão juntamente com o médico Francisco de Sales Moreira Pinto, coordenador do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do Hospital Santa Isabel, e com a médica coloproctologista Shirlane Frutuoso, coordenadora do Programa de Residência de Coloproctologia do HMSI.

O mutirão conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/Regional Paraíba) e o apoio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da iniciativa privada.