A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nesta sexta-feira (3), anunciou o início das obras para construção de uma interligação viária entre os bairros Jardim Magnólia e Jardim Refúgio, na Zona Oeste da cidade. A primeira fase consiste em uma travessia de veículos sobre o córrego existente no fim da Rua Gustavo Scarpa. Na sequência, será feito um acesso até a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha.
As obras da travessia serão executadas pelo próprio Saae/Sorocaba e as do acesso, pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), ambas em parceria com a Magnum Construtora, que doou os materiais necessários, a partir de medida mitigadora por investimentos feitos pela empresa no município. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 120 dias.
“Este Governo Municipal tem trabalhado no sentido de implantar novas opções viárias e de acesso entre bairros, para atender os moradores, como é o caso desta iniciativa no Jardim Magnólia, melhorando a fluidez de trânsito nessa região”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de assinar a ordem de serviço que autoriza a intervenção, durante ato realizado no local.
Também marcaram presença no evento o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Davi Dutra, e o subcomandante da Corporação, Régis Alonso. A empresa Magnum Construtora esteve representada pelo seu diretor-técnico, José Messias Camargo Júnior.
“Obtivemos todas as licenças ambientais e vamos executar um projeto definitivo, seguindo todos os requisitos da engenharia moderna, que comporte todo o trânsito de veículos que utilizarão esse acesso pelas próximas décadas”, apontou o diretor-geral do Saae/Sorocaba. A estimativa é que a travessia, sobre o manancial que é afluente do córrego da Água Vermelha, esteja pronta em até 90 dias.
Segundo o secretário da Serpo, a etapa seguinte terá início logo que a ponte estiver pronta, sendo que a intervenção deve se estender por aproximadamente 30 dias. “Vamos fazer uma via de acesso, toda pavimentada, como uma extensão da Rua Gustavo Scarpa. Isso tudo, mais uma vez, com o apoio da iniciativa privada, o que tem sido um diferencial nesta gestão municipal, para viabilizar melhorias aguardadas, há anos, pelos moradores”, complementou.
O projeto de sinalização dessa nova interligação entre os dois bairros da Zona Oeste já está pronto. “A ideia é propiciar uma nova opção de entrada e saída de veículos do Jardim Magnólias, melhor distribuindo o trânsito, agilizando o tempo de deslocamento”, disse o secretário da Semob. De antemão, inclusive, a Semob finalizou, nesta semana, a revitalização da sinalização viária no local, tanto de solo, como de placas, em todas as ruas nas proximidades.