A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu a formação do projeto “Lugares de Ler”, desta vez destinada aos professores que atuam na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. A ação envolveu cerca de 20 professores e foi realizada no Centro de Referência em Educação (CRE), nesta quarta-feira (29).
Durante a formação, foi destacada a importância da leitura para o aprendizado dos alunos dessa modalidade de ensino, que é justamente uma das competências que integram o currículo da EJA. O objetivo é que os alunos concluam o curso, detendo os aprendizados do Ensino Fundamental. As aulas dessa modalidade são oferecidas, atualmente, em nove escolas da rede municipal de ensino, atendendo 173 alunos.
Na formação oferecida aos professores, foi possível acessar, também, os livros da “Carreta Literária”, recurso itinerante que passa pelas escolas da rede municipal e estará disponível igualmente nas unidades onde atua a EJA.
“Esta formação foi uma iniciativa do projeto ‘Lugares de Ler’, que tem como recurso a ‘Carreta Literária’, cuja importância é conseguir aproximar esses estudantes da leitura, ao proporcionar acesso a um acervo significativo e com muitos livros apropriados e de interesse também para esse público”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Izaura Mendes.
“Temos a obrigação social de transmitir a esses alunos uma educação de qualidade, que envolva também a prática da leitura, uma vez que nosso trabalho é de reparação social e inclusão desses alunos. É uma segunda chance que o Poder Público está oferecendo para a aprendizagem”, ressalta o professor Rafael Kersche, um dos participantes da formação.
“A prática da leitura é uma necessidade, que contribui para a educação formal dessas pessoas. E deve ser feita com materiais compatíveis com a idade, a cultura e a regionalidade dos alunos. Portanto, precisa haver uma sensibilidade na escolha dos materiais a serem ofertados nas aulas. Nessa formação da EJA, pudemos explorar isso”, completa o supervisor de Ensino da Sedu, Luiz Fábio Santos.
As formações para os professores da EJA são ações que acontecem mensalmente, segundo planejamento prévio e contemplam todos os professores envolvidos nessa modalidade de ensino.
Fotos: Sedu/Divulgação