Os apaixonados pelo Chorinho, ritmo que deu origem ao samba, tiveram a oportunidade de apreciar uma homenagem ao maestro Pixinguinha na última sexta-feira (21), para comemorar o Dia Nacional do Choro (23/04). A data foi criada em alusão ao aniversário de nascimento do músico, que foi um dos maiores compositores da música popular brasileira. O evento, realizado na Praça do Jardim das Américas, foi promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em celebração ao aniversário de 304 Anos da cidade
O músico Flair José Carrijo Sobrinho, violinista do Grupo Caprichos do Choro, falou sobre a apresentação. “Falar de choro e das pessoas que fizeram parte desta história é um prazer, uma emoção. Esta apresentação, além de homenagear o choro e seu representante máximo, que é o Pixinguinha, também homenageia o público, o povo cuiabano, que sempre gostou deste ritmo, por influência do Rio de Janeiro. Tivemos muitas pessoas que promoveram o choro aqui em Cuiabá, desde o século passado e para nós é um privilégio trazer o chorinho para a Capital”, comentou.
A assistente social Gabrielli Silva assistiu à apresentação na praça e elogiou a iniciativa. “Esse tipo de evento é de fundamental importância para a população, pois é um momento de valorização da cultura, além de possibilitar o acesso a todos. A Prefeitura está de parabéns por promover esta apresentação em comemoração ao aniversário de Cuiabá em um espaço público, pois permitiu que pessoas que talvez não tivessem condições de assistir pudessem estar presentes”, disse.
O aposentado Mauro Belizário da Silva também apreciou muito o evento. “O choro é um ritmo que marcou época, por isso por isso é muito importante essa homenagem nessa semana, na qual comemoramos o Dia Nacional do Choro. Seria ótimo se esse evento acontecesse em mais praças pela cidade. É muito bom para quem aprecia a música e para aqueles que não conhecem, terem a oportunidade de conhecer. Essa apresentação foi perfeita para comemorar o aniversário de 304 anos de Cuiabá”, elogiou.