O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba conta com um novo equipamento, que já está sendo utilizado pela autarquia, em sua campanha educativa e de conscientização sobre a forma correta de descarte de águas pluviais nas residências.
Trata-se de um insuflador de fumaça, dotado de motor com potência entre 6 e 7 HP, bem como de tanques de combustível e pressurizador (para o líquido fumaçador). O dispositivo, quando acoplado nos poços de visita (PVs), permite detectar ligações inadequadas de águas pluviais nas redes de esgoto.
“O equipamento vem para auxiliar os nossos fiscais no reconhecimento de uma ligação inadequada entre esses dois tipos diferentes de redes. Assim, a equipe da autarquia orienta os moradores, da forma ideal, quanto à correta disposição das tubulações de esgoto e águas pluviais”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Campanha de conscientização
A autarquia iniciou, no último mês de abril, aproveitando a entrada do período de estiagem, uma campanha educativa e de conscientização para orientar a população sobre a forma correta de descarte das águas pluviais, isto é, vindas das chuvas. Ao todo, aproximadamente, 350 imóveis já foram visitados, com a finalidade de verificar e orientar sobre os padrões da caixa de inspeção na ligação de esgoto, tendo em vista que a utilização da válvula de retenção previne o retorno do esgoto proveniente da rede.
A iniciativa foi motivada após o Saae/Sorocaba constatar, durante a temporada de chuvas intensas, entre agosto de 2022 e março deste ano, aumento na demanda de chamados de retorno de esgoto nas residências dos sorocabanos. Tais casos sinalizam possível interferência ou falha no sistema de descarte das águas de chuvas nessas residências.
Dessa forma, a equipe técnica da autarquia realiza vistorias e testes nos imóveis, por meio do uso de corantes e aplicadores de fumaça atóxica, diretamente nos poços de visita (PVs), a fim de identificar possíveis ligações com interferências. A ação prosseguirá até o fim deste ano.
O Saae/Sorocaba informa, inclusive, que existem legislação e regulamentação específicas quanto à forma correta de instalação das redes de esgoto e de descarte das águas das chuvas. Trata-se da Lei Municipal nº 1.437/66 e do Decreto Municipal nº 14.644/2005, que estabelecem, inclusive, que não se pode jogar lixo, produtos químicos e outros despejos que possam causar dano à rede, obstrução ou qualquer tipo de interferência no processo de tratamento de esgoto.
“Embora, para todos os pedidos de ligação de esgoto os munícipes sejam orientados sobre a correta instalação, Sorocaba tem muitos imóveis mais antigos, onde isso ainda pode estar inadequado. Para coleta e descarte das águas de chuvas, é necessária instalação de tubulação independente da rede de esgoto, percorrendo todo imóvel, captando os ralos externos, calhas dos telhados e piscinas (quando houver), até a rede de drenagem presente na rua”, aponta o diretor do Saae/Sorocaba.
Como identificar os profissionais?
Os profissionais que realizam a verificação nos domicílios estão devidamente identificados, por meio de crachá e veículos adesivados com o logotipo do Saae/Sorocaba. Eles jamais solicitam qualquer tipo de cobrança. Caso haja dúvida ao receber a visita desses funcionários, basta solicitar orientação à autarquia, pelos telefones 0800-770-1195 (ligação gratuita) ou (15) 3224-5800.