Ícone do site O CORREIO DO POVO

Prefeitura de Cuiabá | Ação Especial marca celebração de um ano de reabertura do Centro Pop

O aniversário de um ano de reabertura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) foi celebrado com ação especial, nesta quarta-feira (31), no Complexo Esportivo Dom Aquino. A iniciativa contemplou os assistidos pelo Centro Pop e pelas Unidades de Acolhimento de Adultos do Porto e Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso (ATAP). A unidade foi reaberta pela gestão Emanuel Pinheiro no dia 31 de maio de 2022.  

No local, cerca de 100 pessoas foram atendidas pelo ‘Cabide Solidário’, por meio do qual cada um teve a oportunidade de escolher novas peças de roupas, além de cobertores da campanha ‘Aquece Cuiabá’, idealizado pela primeira-dama Marcia Pinheiro, atividades recreativas, café da manhã e almoço.

A primeira-dama Marcia Pinheiro declarou que a inclusão social, o acolhimento, e ações que reflitam na melhoria da qualidade de vida dessa população, são bandeiras sustentadas pela gestão Emanuel Pinheiro. “O Centro Pop é mais um avanço de políticas públicas que já vinham sendo implementadas pelo município de Cuiabá”, destacou. 

“Essa celebração representa a continuidade de um trabalho que é reafirmado cotidianamente pelas nossas equipes e pela gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Marcia Pinheiro. Celebrar esse dia, de muita luta, muita resistência, mas de grandes vitórias e ver que eles estão participando, tendo uma visão diferente de vida e de oportunidades, isso também traz reflexo positivo do nosso trabalho. Ficamos muito felizes”, acrescentou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Benedito Antônio da Silva, 55 anos, natural de Juiz de Fora (MG), está há dois meses em Cuiabá. Veio para a capital em busca de novas oportunidades. “Agradeço muito por todo apoio que estou tendo da Prefeitura de Cuiabá. Se tem uma coisa que eu não gostaria de estar é na rua, passando fome, solidão, desprezo. Estou fazendo de tudo pra retornar pra minha cidade. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que estou tendo de recomeçar. Não podemos desistir. Temos que existir”, afirmou Benedito, acolhido pela Unidade do Porto, coordenado pela Assistência Social.

“É muito bom saber que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas na vida, somos lembrados. Nós que estamos nas ruas, precisando da ajuda das pessoas gera sensação de tristeza, abandono e desprezo. Vim de Santa Catarina há um mês e logo que cheguei procurei o Centro Pop e fui encaminhado para a Atap. Graças a Deus estou conseguindo fazer bicos, pois pretendo voltar para a minha cidade”, completou Rodrigo Rodrigues, 35 anos, que também é assistido. 

CENTRO POP

O acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea, ou seja, a pessoa em situação de rua pode ingressar no serviço quando quiser. No entanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos.

O atendimento é abrangente, abordando diversas áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 pessoas por dia, no sistema de “porta aberta”. Atualmente, a unidade recebe um fluxo diário de atendimento de 60 pessoas. Considerada um ponto de referência para esse público na capital, a unidade oferece serviços diários como atualização de documentos, encaminhamentos para o mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, atendimento psicossocial, fortalecimento da autonomia e acesso a vagas de acolhimento institucional.

Os serviços mais procurados incluem solicitação de acolhimento, atendimento psicossocial, banho, guarda de pertences, acesso à internet, inscrição e atualização no Cadastro Único, e encaminhamento para obtenção de documentação civil.

O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, no sistema de “porta aberta” para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está localizado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (65) 99238-7552.

 

 

Sair da versão mobile