A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou uma operação de combate ao despejo irregular de resíduos. A ação aconteceu de forma integrada com outras entidades, que vistoriaram três pontos na região do bairro Parque Atalaia, onde foi constatado a existência de práticas de degradação ambiental. A ação foi realizada na semana passada.
Também participaram da operação a Secretaria de Ordem Pública (SORP), Polícia Militar (PM), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A iniciativa é fruto do trabalho de fiscalização efetuado, diariamente, por equipes da Limpurb e da Ordem Pública.
“São pontos próximos ao Rio Cuiabá e que são constituídos de manguezais. Observamos o andamento de um processo de aterramento ilegal, que é oriundo do despejo irregular de resíduos volumosos. Fizemos o mapeamento desses locais e convocamos outras instituições para, juntos, eliminarmos esse problema”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
A partir de agora, o processo passa a ser coordenado pela DEMA de investigação. Na operação foram coletadas informações que contribuirão para o esclarecimento da situação e adoção das providências necessárias. “Será instaurado um inquérito para identificar os danos e aplicar as sanções aos responsáveis”, completa o diretor de Resíduos Sólidos, José Adevair “Bolo”.
FISCALIZAÇÃO
No mês de maio, a Limpurb e a SORP assinaram, nesta segunda-feira (8), um Plano de Operação Integrada para fortalecimento das ações de fiscalização de publicidade e descarte de resíduos sólidos. A parceria tem o objetivo promover a atuação em conjunto, planejando e executando atividades de caráter preventivo e repressivo.
Desde então, foram intensificadas as operações de combate à poluição visual e ao despejo e destinação irregular de resíduos volumosos de pequenos e grandes geradores. Como parte do plano, a Limpurb disponibilizou oito servidores públicos e dois veículos para execução das ações periódicas.