NOTÍCIAS

Sorocaba é a 2ª cidade do interior de São Paulo com maior número de imóveis vendidos no primeiro trimestre de 2023 – Agência de Notícias

Sorocaba apresentou mais um índice de destaque no estado de São Paulo. Dessa vez, os dados positivos correspondem às vendas de imóveis, sendo que, de acordo com estudo apresentado pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP), Sorocaba ocupa a segunda posição no ranking estadual, entre as cidades do interior, com 1.211 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2023.

O Município sorocabano ficou à frente de outras grandes cidades paulistas de igual ou maior porte, como: Santo André (856 unidades vendidas), Guarulhos (823), Osasco (801), São José dos Campos (650), São José do Rio Preto (643), Bauru (634), Hortolândia (474) e Piracicaba (465). A primeira colocação é ocupada por Campinas, com 1.417 imóveis vendidos no período. O ranking não abrangeu São Paulo capital e a Baixada Santista.

Sorocaba também ficou em segundo lugar no interior do estado de São Paulo, com o Valor Geral de Vendas (VGV), que atingiu R$ 562 milhões, com a comercialização dos imóveis no primeiro trimestre deste ano.

“Esse é mais um resultado importante para Sorocaba, pois significa que, além do aquecimento econômico acenar também para o setor imobiliário, as pessoas estão conseguindo garantir o sonho da moradia”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, esses dados mostram como Sorocaba igualmente está se destacando no setor econômico, com a venda de imóveis. “Nos últimos anos, a cidade tem crescido de forma expressiva no ramo imobiliário. Isso é resultado de uma cidade que conta com atrativos, como incentivos fiscais e boa infraestrutura para investimento no setor”, relata.

Aprova Digital

Desde agosto de 2022, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), por meio do aplicativo “Aprova Digital”, realiza aprovações de alvarás para construção de residência unifamiliar; emissão de documentos, como Habite-se; entre outros serviços, a exemplo de emissão de alvará para salão comercial, certidões de numeração, etc.

A pasta municipal já reduziu, de 60 para até 15 dias, o tempo para aprovação desses projetos pelo novo sistema. Além disso, com a adoção do novo sistema on-line, são economizadas mais de 350 mil folhas de papel sulfite por ano, contribuindo com a sustentabilidade da cidade. Em média, são cerca de cinco mil novos processos anuais que dão entrada na Seplan, os quais costumavam gerar, aproximadamente, seis mil “Comunique-se” em processos físicos e 11 mil agendamentos.

O Setor de Planejamento da Seplan também contribui para o excelente índice imobiliário. “Trabalhamos incansavelmente para que a cidade cresça de forma organizada. Avançamos, ainda mais, com aprovações de projetos, por meio do programa ‘Aprova Digital’, que tem auxiliado munícipes e profissionais técnicos do ramo da construção civil, proporcionando agilidade e precisão no atendimento on-line”, ressalta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Glauco Fogaça.

Desburocratização, incentivos fiscais e infraestrutura adequada

Tanto para moradia, como para investimentos, Sorocaba tem ótima localização geográfica, próxima aos principais centros consumidores do Brasil e no eixo de duas das principais rodovias do Estado de São Paulo: Castello Branco e Raposo Tavares. A cidade também é referência em programas de apoio, com uma política diferenciada de desburocratização e incentivos fiscais, bem como pela segurança jurídica e assessoria permanente oferecida aos investidores, inclusive ao longo do processo de pós-operação.

Além dos atrativos para investimentos, outro fator importante é a estrutura que o setor imobiliário possui para os profissionais da área, com a oferta de capacitações, inclusive em parceria com o Poder Público, e serviços pelos órgãos de classe.

Não é por acaso que Sorocaba foi bicampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes, vencendo, novamente, na edição de 2022, na categoria de Melhor Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) do Brasil, entre as cidades acima de 500 mil habitantes. Neste mês de junho, Sorocaba também foi campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, igualmente entre as grandes cidades brasileiras.