Ícone do site O CORREIO DO POVO

Prefeitura de Cuiabá | Prefeito Emanuel Pinheiro é convidado para o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, lideranças  do Movimento Estudantil, que fizeram um convite oficial para que  o gestor participe do dispositivo de autoridades na abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). O evento, que será realizado em Brasília, entre os dias 12 e 16 de julho, tem como tema principal a inclusão e permanência de estudantes da Rede Pública de Ensino nas faculdades.

Esse será o primeiro encontro presencial pós-pandemia, sendo considerado o maior espaço para debates da juventude brasileira na América Latina. “Fico muito satisfeito e honrado por ter recebido esse convite com tamanha relevância. A gestão tem como premissa oferecer apoio na construção de políticas públicas efetivas voltadas a esse público. Farei o possível para estar presente nesse evento, que contará com a personalidade mais importante do nosso Brasil, o presidente da República, além das demais autoridades que estarão reunidas para debater temas de grande relevância, ressaltando a força e a representatividade da UNE em nosso país”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

 “Sou e sempre serei parceiro do movimento estudantil. Podem contar com o prefeito Emanuel Pinheiro, que, em nome da Prefeitura de Cuiabá, em nome da nossa capital, em nome da nossa juventude, dos nossos estudantes, respeita a UNE e está ao lado da União Nacional dos Estudantes”, acrescentou o chefe do Executivo Municipal.

A diretora da União Nacional dos Estudantes em Mato Grosso, Bianca Bezerra, representando a presidente da UNE, Bruna Brelaz, disse que o movimento sai satisfeito da reunião e enaltece a figura do prefeito Emanuel Pinheiro, que recebe a juventude em seu espaço e respeita a categoria. “Estamos muito felizes e esperançosos em receber um retorno positivo com a confirmação do nosso prefeito, onde teremos oportunidades de apresentar as demandas da capital, para melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos jovens”, disse Bianca.

“O resultado não poderia ter sido diferente. Sempre que procurados por nós, Conselho Municipal da Juventude, somos bem recebidos e nossas propostas e demandas são aceitas. Mais uma vez, prefeito, queremos agradecer todo apoio dispensado. Pode sempre contar com a nossa juventude. O nosso muito obrigado”, afirmou o presidente do Conselho Municipal da Juventude – CONJUVE, Juarez França.

Presente à reunião, o secretário de Organização do Comitê do PC do B em Mato Grosso, Altamirando Muniz Filho, conhecido como Miranda Muniz, endossou a fala e agradeceu mais uma vez a reciprocidade do prefeito. “As condições para a ida dos nossos estudantes estão garantidas. O prefeito sinalizou no sentido de confirmar a presença no Congresso, assim como contribuir para a participação dos nossos jovens. Consideramos amplamente satisfatória a posição do nosso gestor”, ressaltou Miranda Muniz.

Na oportunidade, o secretário falou sobre alguns assuntos importantes que precisam ser definidos e colocados efetivamente em prática. “Hoje, 50% das vagas nas universidades são ocupadas por estudantes carentes e de baixa renda. Por isso, nós, representantes da UNE e do Partido Comunista Brasileiro – PC do B, temos como bandeira chegar a um consenso para garantir condições para que esses alunos permaneçam nas faculdades, pois diante das dificuldades financeiras, a evasão é muito grande. As universidades devem oferecer esse suporte”, destacou.

Participaram do encontro a diretora da União Nacional dos Estudantes em Mato Grosso, Bianca Bezerra; o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juarez França; o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Denner Oliveira; o representante da União da Juventude Socialista, Daniel Victor; o secretário de Organização do Comitê do PC do B em Mato Grosso, Altamirando Muniz Filho; e o secretário Institucional do Comitê do PC do B em Mato Grosso, Aluízio Arruda.

 

 

 

Sair da versão mobile