Fotos: Ivan Flores (Saae/Sorocaba)
Ao ver a água jorrando em um dos hidrômetros residenciais instalados, Andreia Duarte, moradora do bairro Genebra, na região do Brigadeiro Tobias, esboçou um sorriso grato e sincero. Ela, assim como tantos outros sorocabanos moradores do local, passa a contar com água potável. Isso é possível, porque a Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciaram, nesta sexta-feira (7), as ligações residenciais que fornecerão água canalizada em dezenas de casas do bairro rural.
Há mais de 20 anos, os munícipes que residem nessa região utilizam de um poço artesiano coletivo. Agora, porém, em uma importante parceria da Prefeitura com o vereador Fábio Simoa, que fez um trabalho de articulação pelo serviço, o Saae/Sorocaba já instalou, ao menos, 22 hidrômetros, sendo que há mais 35 processos de instalação em andamento.
“Hoje é um dia muito especial. Sabemos de como era a rotina desses moradores, com esforços diários indo até o poço para levar água até suas casas. Agora, essa importante instalação traz conforto e alívio merecido a essas pessoas”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.
Antes das instalações, o Saae/Sorocaba havia realizado, nos meses de março e abril, as obras nas vias para implantação de extensão de rede de abastecimento de água no bairro, onde cerca de seis mil metros de tubulação, de 50 milímetros (2 polegadas), foram fixados entre a Estrada São Roquinho, Rua Antônio Dias do Amaral e imediações. O investimento na obra foi de cerca de R$ 500 mil.
O diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, explica que a instalação dessa rede de água atende à principal demanda apresentada pelos moradores, durante uma das edições do programa “Prefeitura de bairro em bairro”. “O aumento da demanda de moradores nessa região da cidade viabilizou esse projeto, para atender à coletividade e trazer mais dignidade e qualidade no abastecimento às famílias”, pontua.
Também estiveram presentes no anúncio do início das instalações os secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo), e Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade (Semob); além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do diretor operacional de Água do Saae/Sorocaba, Jaime Augusto Rossi Farias; do diretor de Planejamento e Projetos da autarquia, Márcio Santana Moscardo; mais o vereador Fábio Simoa.