NOTÍCIAS

Defesa Civil retira mais de 350 toneladas de material dos rios no primeiro semestre

Trabalho preventivo

Defesa Civil retira mais de 350 toneladas de material dos rios no primeiro semestre

28/07/2023 | 19:00 | 62

A limpeza e desassoreamento dos rios, realizada durante todo o ano, é um trabalho preventivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) para evitar transbordamento e minimizar os transtornos no período chuvoso. Nos primeiros seis meses desse ano, as máquinas da Compdec-JP retiraram 351.840 quilos de material sólido (vegetação, terra e lixo) dos rios Jaguaribe, Timbó, Cuiá e Cabelo.

Apesar de ser comum o acúmulo de vegetação e terra nos rios, há também uma grande quantidade de lixo (sacos plásticos, garrafas pet, colchões, sofás, geladeiras, etc) jogada pela população diretamente no rio ou deixada às margens e que com o tempo, principalmente no período chuvoso, é levado pela chuva para o leito, impedindo o fluxo normal das águas, o que pode causar o transbordamento.

Segundo o chefe da Divisão de Prevenção a Emergência e Desastre da Defesa Civil, Philipe Aires, a Compdec-JP vem realizando um trabalho intenso de limpeza dos rios Jaguaribe (Cruz das Armas), Timbó (Bancários), Cabelo (Penha) e Cuiá (Cuiá).

“O objetivo deste trabalho é prevenir inundações e alagamentos, melhorar a qualidade da água e promover a preservação do meio ambiente. A limpeza dos rios também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, pois evita a proliferação de doenças e insetos vetores. Então, nós orientamos as pessoas a não jogar lixo nos rios e denunciar qualquer situação de poluição, sendo parceira da Prefeitura nesta ação”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, reforçou a importância da colaboração da população para manter os rios limpos. “Nós – a gestão municipal como um todo – temos tido um cuidado permanente e continuado nesse trabalho, mas precisamos imensamente do contributo das pessoas, no sentido de evitar lançar resíduos nos rios e nos ajudar na fiscalização de quem assim procede. Os rios de João Pessoa são riquezas da cidade e precisam da atenção de toda a população”.

A limpeza e desassoreamento dos rios seguem um cronograma elaborado pela Defesa Civil de acordo com o assoreamento encontrado em cada trecho, pois alguns apresentam dificuldade no escoamento das águas. No entanto, as máquinas podem ser deslocadas para outras áreas com situações graves que precisam de urgência na execução do serviço para garantir a segurança da população.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A Compdec-JP está presente em todas as ações de proteção e assistência à população, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Operação Inverno – Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e até mil agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).